Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Dragão do Mar recebe Flor do Deserto

Apresentações acontecerão todas as quintas-feiras de agosto

Publicada em 31/07/2024 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:09

O Teatro Dragão do Mar receberá, todas as quintas-feiras do mês de agosto, o espetáculo Flor do Deserto, do Grupo MiraIra (IFCE), que revive a memória e a força do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. As apresentações acontecerão sempre às 19h30.

Flor do Deserto é um espetáculo cênico-musical inspirado na obra dramatúrgica Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Oswald Barroso (2011), e na Irmandade da Santa Cruz do Deserto, movimento messiânico que existiu na cidade do Crato em 1937 sob a liderança do Beato Zé Lourenço e que envolveu Padre Cícero.

O espetáculo apresenta os saberes e fazeres tradicionais em formas dançadas, representadas e cantadas, ressaltando valores da vida como igualdade, equidade, fraternidade espiritual popular e respeito à humanidade e ao planeta.

Composto por 20 quadros, Flor do Deserto ainda destaca elementos históricos de personagens marcantes do Sítio Caldeirão, como o Padre Cícero Romão Batista, a Beata Maria de Araújo e o Beato Zé Lourenço.

Considerado um sucesso, o espetáculo Flor do Deserto recebeu, em 2024, o Prêmio Ceará Encena nas categorias de "melhor espetáculo" e "melhor som/trilha", sob a direção do professor Nonato Cordeiro.

Mais sobre o MiraIra

Coordenado pelos professores Lourdes Macena, Nonato Cordeiro  e Circe Macena, todos do Departamento de Artes do campus de Fortaleza do IFCE, o grupo Miraira, que em 2024 completa 42 anos de atuação, utiliza o legado ancestral como práticas educativas em arte, visando difundir o folclore cearense e os saberes tradicionais por meio da música, da dança e da difusão de outros saberes e ainda estimular o estudo, a pesquisa e a valorização do patrimônio imaterial brasileiro, com ênfase nas tradições populares e no respeito à cultura dos afrodescendentes brasileiros.

O grupo Miraira é um laboratório híbrido, atuando com matrizes estéticas tradicionais de forma plural com dança, teatro, música e poesia, atuando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão do IFCE, trabalhando em prol do conhecimento, do reconhecimento,  da difusão e da dinamização da cultura tradicional popular brasileira, principalmente no que diz respeito aos usos e costumes do povo cearense.

* Foto: Felipe de Sousa