Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Curso de Novos Negócios em TICs inicia nesta quinta

Aula inaugural será transmitida no YouTube do campus de Fortaleza

Publicada em 31/03/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:19

O fortalecimento do mercado de desenvolvimento estimulou Luciano Weslen da Silva a fazer o curso Novos Negócios em TICs, ofertado pelo IFCE para alunos dos Institutos Federais de todo o Brasil. Ele é um dos 440 novos estudantes do curso de extensão do campus de Fortaleza, que capacitará os discentes para a criação de aplicativos nas plataformas Android (Google) e iOS (Apple).

“O que me motivou a me inscrever foi entender que ali no IFCE tinha uma base muito boa, bem estruturada, e que o mercado está superaquecido para área”, conta Luciano que é aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Paraná - campus Londrina. Ele tem como objetivo ampliar o domínio na área de desenvolvimento mobile em iOS e no empreendedorismo. “É um momento de me aprimorar como profissional”, ressalta.

Desejo similar ao de Gisele Chaves Machado, aluna da Engenharia de Mecatrônica do campus de Fortaleza que também foi selecionada para o curso Novos Negócios em TICs. Além de fortalecer o currículo, ela busca na capacitação “melhorar as habilidades para enfrentar o mercado de trabalho”.

"A expectativa é que no final a gente consiga ter realmente um negócio para implementar, ter toda noção de gestão, de programação e de desenvolvimento de um projeto. E que novas portas se abram para que a gente possa conseguir alcançar outras coisas”, acrescenta.

E se depender do apoio dos professores, mentores e tutores, as boas ideias dos estudantes não vão ficar no papel. Como conta Larissa Torres, uma das instrutoras, eles vão trazer “o dia a dia do mercado, que é um pouco diferente do que acontece nos livros”, para que os estudantes possam “trilhar o caminho” deles.

O curso adotará a metodologia Challenge Based Learning (CBL), em português: aprendizagem por desafio. A partir de questões norteadoras, os estudantes vão ser estimulados a colocar em prática suas ideias. “Vamos trabalhar com esse aluno não no formato de aula, mas no formato de consultoria. Ele vai receber informações e aplicar para que desenvolva um projeto e isso possa realmente virar uma empresa, algo realmente inovador no mercado”, revela Larissa Torres.

O pontapé inicial dessa formação acontece nesta quinta-feira, às 19h. A aula inaugural aberta ao público será transmitida pelo canal do campus de Fortaleza no Youtube. Na programação, o professor Carlos Hairon abordará os ingredientes para criar ótimos aplicativos. O evento contará com as presenças do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Tomás Dias Santana, e do reitor do IFCE, Wally Menezes.

Novos Negócios
O curso de extensão Novos Negócios em TICs será ministrado na modalidade a distância e forma para o desenvolvimento de negócios baseados em aplicativos iOS ou Android, aproximando os projetos desenvolvidos nos Institutos Federais de todo o Brasil de potenciais investidores e das comunidades locais. A ação é desenvolvida pelo IFCE e conta com recursos do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Por Manuella Nobre (Fortaleza)