Aplicativo de alunos do IFCE utilizado em evento na STDS
O software auxilia mais pessoas com paralisia cerebral
Publicada em 24/02/2016 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:01
Um aplicativo criado por alunos do curso de Ciências da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi utilizado, dessa vez, pela estudante Danielle Cardoso, que apresenta paralisia cerebral, para ministrar a palestra "Pernas, para que te quero se, como uma borboleta eu posso voar?”.
O Voz foi desenvolvido pelos alunos Bruno Roberto, Elton Nobre e Wendel Jardel Damião e consiste em uma prancha de comunicação básica constituída por categorias de símbolos. O programa surgiu a partir de uma necessidade de ampliar o repertório comunicativo, que envolve habilidades de expressão e compreensão das pessoas com problemas e carências na fala. No ano passado, a jovem escritora cearense Aldenísia Santos, portadora da mesma doença, lançou seu primeiro livro “O Admirável Mundo de Nísia” com o auxílio do programa.
No evento realizado no dia 12 de fevereiro no auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Danielle Cardoso esclareceu à sociedade sobre a paralisia cerebral e mostrou a luta diária de quem convive com essa patologia.