Grupo de estudos realiza workshop de ciências exatas aplicadas
Objetivo do evento era socializar pesquisas
Publicada em 10/09/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:30

A véspera de feriado foi dedicada à troca de experiências entre os integrantes do Grupo de Estudos em Ciências Exatas Aplicadas (GCEA) do campus de Crato do IFCE. Na última quinta-feira (6), o grupo realizou a segunda edição do Workshop de Ciências Exatas Aplicadas, evento com apresentação de pesquisas, palestras, debates científicos e uma sessão de observação de astros com telescópios.
Um dos professores que coordena o GCEA, Guilherme Esmeraldo explica que a proposta é socializar para o grupo as pesquisas desenvolvidas pelos seus professores e estudantes. "O momento da gente é dentro do contexto das ciências exatas, dentro das afinidades que o grupo tem, com o objetivo de discutir pesquisa em um nível mais alto, que possa agregar na formação dos alunos e dos pesquisadores".
A participação no workshop funciona como uma espécie de treinamento para os estudantes que ainda estão começando na pesquisa: "A gente percebe que os alunos, por mais que participem da iniciação científica, ainda têm muito a aprender sobre o outro lado do perfil do pesquisador, que é o de escrever artigos científicos e apresentá-los", conta Guilherme.
Em parceria com outros dois colegas de curso e dois professores, Wilcley Lacerda, que é aluno do oitavo semestre da graduação em Sistemas de Informação, desenvolve um sistema web para realizar análises estatísticas, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento científico na região do Cariri. Para ele, a participação no grupo mudou a compreensão do que era fazer ciência: "Quando eu entrei no grupo, não entendia o que era a pesquisa científica. Diferente da sala de aula, o professor não vai te ensinar, você precisa buscar. Foi uma quebra de realidade para mim, porque é parecido com o que você vai levar para a sua vida".
Além do sistema para análises estatísticas, a segunda edição do Workshop de Ciências Exatas Aplicadas contou também com trabalhos sobre o desenvolvimento de um robô para competições, o uso de ferramentas computacionais no ensino e aprendizagem de matemática e o uso de jogos digitais para o ensino de física clássica, entre outros. Os trabalhos estão disponíveis nos anais do evento.