Professores do campus de Crateús publicam artigos em livro
Docentes fazem parte do rol de pesquisadores que compõem publicação “Linguística Aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer”
Publicada em 07/07/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:49

Os professores do IFCE campus de Crateús têm artigos publicados no livro “Linguística Aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer”, lançado este ano, pela editora Pimenta Cultural. Os docentes Antonio Avelar Macedo Neri, Expedito Wellington Chaves Costa, Francisco Bruno Rodrigues Silveira e Vilmar Ferreira de Souza se unem ao rol de pesquisadores que compõem a obra. Julianne Rodrigues Pita, graduada em licenciatura em Letras pelo campus de Crateús, também possui artigo no livro e é organizadora do compêndio, com Álisson Hudson Veras Lima e Maria Elias Soares.
A obra traz textos de pesquisadores de vários locais do país, que se debruçam sobre temas diversos ligados à Linguística Aplicada, ao ensino da Língua Portuguesa e à análise do discurso, entre outros. “Em afinidade com este propósito e pensando numa Linguística Aplicada cada vez mais transgressiva ou indisciplinar, como defendem muitos teóricos da atualidade, é que apresentamos uma obra composta por produções acadêmicas realizadas por diversos estudiosos da área que se espalham Brasil afora”, explica Julianne Pita no prefácio.
“Estágio Supervisionado e o Ensino da Língua Portuguesa: vivências, reflexões e proposições” é o título do artigo do professor Antonio Avelar Macedo Neri, que se debruça sobre a disciplina de prática docente na perspectiva de formação de professores. Sobre a publicação, Avelar destaca que o trabalho do professor vai bem além de ministrar aulas. “O nosso intuito, enquanto diversas mãos que construíram este livro, é fazer com que outro tenham a oportunidade de difundir saberes”, afirma.
O professor Expedito Wellington Chaves Costa publica, junto com a professora Maria João Marçalo, o artigo “Ensino de língua portuguesa para aprendizagem do léxico: fundamentos e perspectivas interacionais”. Para o professor, que também é coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE campus de Crateús, a obra inova na medida que difunde conceitos da linguística e propicia aos professores oportunidade de utilizá-los em sala de aula. “A obra como um todo procura popularizar conceitos fundamentais da linguística”, avalia.
Os professores Vilmar Ferreira de Souza e Francisco Bruno Rodrigues Silveira são os autores do artigo “Linguística sistêmico-funcional: aspectos teóricos e práticos”, que se debruça sobre este modelo científico e seus conceitos. Para Vilmar, a publicação, organizada por uma ex-aluna do curso de Letras, mostra que o curso tem gerados bons frutos em seus quase oito anos de existência. “Estamos aqui nos sertões de Crateús literalmente tirando Letras de pedras”, disse. Já Francisco Bruno destaca a importância da produção intelectual dos professores. “A partir dessas publicações, nós contribuímos para o desenvolvimento de pesquisas de discentes, docentes e pesquisadores de uma maneira geral.
Julianne Rodrigues Pita, além de organizar a obra, assina o artigo “Perspectivas da análise de livros didáticos como objeto de pesquisa em linguística aplicada”, junto com Ikaro César da Silva Maciel. O artigo aborda o livro didático como instrumento relevante no ensino básico. “Sugerimos perspectivas a serem assumidas como trilhas de pesquisa adotadas em alusão aos quatro eixos propostos pelos documentos mais recentes orientadores do ensino, em especial a BNCC: leitura, oralidade, produção de textos e análise linguística/semiótica”, explicam os autores no resumo do artigo.
Acesso à obra
O livro “Linguística Aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer” está disponível gratuitamente no site da Editora Pimenta Cultural, no endereço https://www.pimentacultural.com/linguistica-aplicada1.