Professores apresentam propostas didáticas em Congresso
Docentes integram mesa-redonda sobre letramento nas aulas de Língua Espanhola
Publicada em 23/05/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:44
A professora Gleycyane Torres, do campus de Crateús, participa da mesa-redonda Letramento(s) nas Aulas de Língua Espanhola: da recodificação à leitura crítica, que integra o VII Congresso Nordestino de Espanhol. O evento acontece durante esta semana, em Natal (RN), com foco nas Políticas linguísticas para os estudos hispânicos no Brasil. Participam também da atividade os professores Hiran Nogueira Moreira (IFCE Tabuleiro do Norte) e Adriana Teixeira Pereira (IFCE Juazeiro do Norte).
A mesa-redonda apresenta propostas didáticas de leitura em Espanhol/Língua Estrangeira para alunos do ensino integrado (médio e técnico), desenvolvidas por professores do IFCE, cujos resultados implicaram no desenvolvimento de letramento, por meio das relações socioculturais estabelecidas.
Na primeira proposta, “A relação intercultural entre Iracema e El Dorado: uma proposta didática para o ensino de leitura em Espanhol/Língua Estrangeira”, discute-se a relação intercultural entre os personagens ‘Iracema’, de José de Alencar, e ‘El Dorado’, da cultura popular colombiana.
Na segunda, “Da decodificação à leitura crítica: a aula de espanhol a partir do gênero viñeta”, discutem-se o ensino de leitura crítica em Espanhol/Língua Estrangeira e o desenvolvimento do leitor crítico, por meio de atividades com o uso desse gênero.
Por fim, na terceira proposta, “Letramento visual e crítico na sala de aula: leitura de anúncios e campanhas publicitárias como prática social e política”, discutem-se os multiletramentos e o letramento crítico, a partir de atividade de leitura desses recursos de comunicação.
Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús