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IFCE conta com mais docentes mestres e doutores

O elevado nível de qualificação do corpo docente do campus resulta em excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão e é diferencial na educação no Sertão de Crateús

Publicada em 16/09/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:43

O corpo docente do IFCE campus de Crateús está em qualificação constante. É que os professores Bruno Poti e Silva, Expedito Wellington Chaves Costa e Jaiane Araujo de Oliveira concluíram o doutorado no último mês de julho. O corpo docente também conta com novos mestres: Francisco Odécio Sales e Vanessa Lira Angelim Freire finalizaram suas pós-graduações no mesmo mês.

Com essa nova safra, a formação acadêmica do corpo docente da unidade passa a ser constituído por 30% de doutores e 55% de mestres. Esses números estão dentro da média do quadro de formação dos docentes do IFCE e da Rede de Institutos Federais e Cefets da região Nordeste, de acordo com a Sinopse Estatística 2017 do Inep/MEC. No panorama nacional, o número de doutores alcança 35%, um pouco maior que a média do IFCE.

Para o diretor-geral do campus de Crateús, Aglodualdo Holanda Júnior, o quadro de professores é um dos motivos para a excelência da atuação do IFCE no Sertão de Crateús. "A qualificação dos nossos servidores vem a contribuir para o crescimento e fortalecimento do Instituto Federal em Crateús, resultando em melhoria na qualidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como, nos serviços prestados aos nossos alunos e a comunidade", avalia.

Doutores

O professor Bruno Poti e Silva defendeu tese de doutorado com o tema “Cristais/Moléculas de Fármacos: uma descrição via Teoria do Funcional da Densidade”. Descreve como essa teoria analisa a estrutura de materiais de diversos tipos no que diz respeito a seu comportamento eletrônico e sua propriedades. “Cristais moleculares apresentam várias aplicações na ciência e tecnologia, tendo despertado bastante atenção nos recentes anos para o estudo das suas propriedades tanto por via teórica quanto por vias experimentais”, explica o professor no texto do doutorado, este realizado na Universidade Federal do Ceará.

Já a professora Jaiane Araújo de Oliveira também concluiu seu doutorado no mês de julho. Com o tema “A cabeça pensa onde os pés pisam: movimentos juvenis e práticas educativas emancipadoras no Levante Popular de Juventude”, a pesquisadora desenvolveu estudo buscando compreender o processo de formação dos jovens desse movimento social. “As atividades realizadas pelos os/as jovens do LPJ são reveladoras de performances poéticas que expressam e representam relatos de vida, reivindicação da existência, subversão dos códigos violentos do Estado contra a juventude, sobretudo a juventude negra, periférica e LGBT”, observa Jaiane. 

Com o tema “Culturemas da gastronomia cearense: contributos para a fraseologia da Língua Portuguesa”, a tese do professor Wellington Costa aborda expressões típicas da gastronomia cearense que contribuem para o desenvolvimento da língua. "A pesquisa resgata e divulga importantes características das formas de língua e cultura que formam a identidade do povo cearense", explica. O professor, que concluiu seu doutorado na Universidade de Évora, em Portugal, revela que pretende formar grupo de estudos dedicado aos trabalhos sobre linguística aplicada à Língua Portuguesa e à lexicografia cultural, com ênfase nos costumes da população cearense.

Mestres 

“Desigualdades e Geometria: um tratamento Euclidiano para a Desigualdade Isoperimétrica” é o título da dissertação do professor Francisco Odécio Sales, que concluiu o mestrado profissional em Matemática na Universidade Estadual do Ceará. “É comum em Geometria que certos ‘objetos’ sejam caracterizados por propriedades que vão além de sua forma, tais como curvaturas, torção, orientação, estabilidade, suavidade, etc. A Geometria Diferencial usa outras áreas da Matemática para identificar essas características geometrias nos objetos e classificá-los”, explica o pesquisador. 

A professora Vanessa Angelim obteve o título de mestre com o trabalho “Proposta de modelo para o apoio à realização do Planejamento de Médio Prazo na construção civil”, pela qual permitiu identificar as principais barreiras e dificuldades na realização do Planejamento de Médio Prazo e as práticas e estratégias necessárias para solucionar o problema de pesquisa. “Pode-se concluir que envolver todas as partes interessadas durante o PMP, integrar os setores da empresa para colaborar para a produção protegida e sistematizar e automatizar a realização do PMP são fundamentais para alcançar as funções previstas em sua realização”, relata, em seu resumo.