Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Grupo de estudos certificado pelo CNPQ recebe novos membros em Crateús

Inscrições estão abertas até o dia 30 de maio na recepção do campus

Publicada em 26/05/2017 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:49

O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Gramática Sistêmico-Funcional e Análise Crítica do Discurso (GSF/ACD – Sertões) abriu inscrições para novos membros no campus de Crateús. Para participar do processo seletivo, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição disponível na recepção do campus, até às 17h, do dia 30 de maio. Serão ofertadas três vagas.

A seleção terá como critério o nível de compreensão do candidato sobre a área de estudo do grupo. Para tanto, os inscritos deverão fazer uma apresentação, com no máximo 20 minutos de duração, exprimindo sua compreensão acerca dos textos relacionados nos links abaixo. As apresentações acontecerão no dia 30 de maio, a partir das 17h30min, na sala de reuniões do campus.

Certificação pelo CNPQ

O GSF/ACD-Sertões foi certificado junto ao CNPq, em março deste ano. Sob a liderança dos professores Vilmar Ferreira de Souza e Maria Clara Gomes Mathias Cavalcanti, o grupo foi fundado, em março de 2015, ainda informalmente, com uma reunião no campus de Crateús que contou com 16 participantes. Desde então, tem se encontrado quinzenalmente.

O histórico de produção acadêmica do GSF/ACD, desde 2015, inclui, dentre outras atividades, as participações no IV Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem; na I Semana Internacional de Letras, promovido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); no Universo IFCE; e na I Jornada de Estudos Sistêmico-Funcionais, Multimodalidade e Multiletramentos, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Nesses eventos, integrantes do grupo ministraram uma série de minicursos relacionados à Gramática Sistêmico-Funcional.

O GSF/ACD-Sertões congrega atualmente nove estudantes da licenciatura em Letras do campus, além de professores e um técnico administrativo do IFCE, bem como um pesquisador da Unilab.

Arquivos das leituras:

1) "Análise de Discurso Crítica" (RESENDE; RAMALHO, 2006, pp. 11-24):

2) "Texto e Gramática: Uma Introdução à Linguística Sistêmico-Funcional" (GOUVEIA, 2009, pp. 13-47):