Aula pública aborda cultura crateuense
Alunos de Letras do campus de Crateús apresentaram seus trabalhos finais
Publicada em 05/10/2017 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:49

Registrar e discutir temas pertinentes à cultura local, buscando compreender suas práticas, costumes, manifestações artísticas e multiplicidades. Esse foi o objetivo que norteou a aula pública intitulada Cultura crateuense: memórias e identidade, promovida nesta quarta-feira (4), no campus de Crateús. A atividade foi resultado final da disciplina Cultura Brasileira, ministrada pela professora Karla Gomes, na licenciatura em Letras.
O evento contou com cinco trabalhos apresentados por estudantes do curso, abordando assuntos variados acerca da temática: “A (des)valorização do Teatro Crateuense”, por Paloma Jacinto; “Cultura junina religiosa: 18 anos do grupo “Roça de Milho”, de Crateús”, por Neila Marques; “O caso Palhano: a cultura (do esquecimento) da homofobia e do ódio nos sertões de Crateús”, por Silva Junior; “Massacre na Furna dos Caboclos: cultura, identidade e Memórias”, por Paloma Lopes; “Literatura de cordel & hip hop: o encontro de semelhanças, por Lourena Aguiar. Os trabalhos apresentados têm como principal objetivo registrar e discutir temas pertinentes à cultura crateuense, buscando compreender suas práticas, costumes, manifestações artísticas e multiplicidades.
A atividade foi prestigiada com a presença na platéia de estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús e do curso de Letras do IFCE, bem como familiares dos palestrantes e a comunidade em geral.