Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Alunos de Crateús promovem intervenções pedagógicas

Ações foram realizadas por estudantes de Letras e Física em escolas públicas da região

Publicada em 11/04/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:43

Estudantes das licenciaturas em Letras e Física do campus de Crateús encerraram, na semana passada, uma série de intervenções pedagógicas nas escolas da rede pública estadual dos municípios de Crateús, Independência e Tamboril.

Ao todo foram realizadas nove intervenções, entre os meses de março e abril, atendendo a mais de 300 alunos nas escolas visitadas. Na ocasião, os discentes das disciplinas Estágio de Observação II e Literatura Cearense (S5), do curso de Letras, apresentaram minicursos e seminários com temas sociais discutidos a partir da literatura cearense. Já a turma da disciplina Projeto Social (S7), da licenciatura em Física, focou os temas transversais em suas intervenções.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar a aproximação dos estudantes das licenciaturas com o universo da escola e a prática docente, disponibilizando, ao mesmo tempo, atividades diferenciadas e enriquecedoras para a escola. As atividades foram orientadas pela professora Karla Gomes e pelo professor Wellington Costa, coordenador do curso de Letras. Teve ainda o apoio do professor Vagner Bessa, coordenador da licenciatura em Física.

Na avaliação da professora Karla Gomes, é importante reafirmar a receptividade a essa iniciativa e a relevância da parceria entre o Instituto e as escolas da rede pública estadual e municipal na formação docente. “É na perspectiva do compromisso socioeducacional que o IFCE prima pela formação profissional de professores social e politicamente responsáveis, autônomos, inovadores e compromissados com a ação pedagógica”, salientou Karla.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús