Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Workshp da ideação movimenta Cedro

Auditório reuniu alunos do campus e de escola estadual para criar startups

Publicada em 03/06/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:57

Na última quarta-feira, 1/6, foi realizado o workshop de ideação no auditório do campus Cedro, com a presença do gestor de jornada de startup, Michael Dhyani. O evento reuniu estudantes do campus e da escola estadual profissional Francisca de Albuquerque Moura, de Cedro. A atividade contou com a presença das docentes pesquisadoras regionais e professoras do campus do Cedro,Shayanne Moura (segmento saúde), Karenn Sá e Andréia Matos (segmento comércio) que também é embaixadora da região Centro-Sul, a qual abrange os clusters de agronegócio, comércio e cadeia da saúde 

.Serão selecionadas 290 oportunidades de ideias de negócio. O Workshop de Ideação é um evento promovido pelos Corredores Digitais (8ª edição) em parceria com os Clusters Econômicos de Inovação (2ª edição), programas do Governo do Estado do Ceará que buscam promover a inovação em todas as regiões do Ceará.

O Programa Clusters Econômicos de Inovação consiste na proposta de desenvolvimento de cada uma das 14 regiões de planejamento do Estado através da introdução de inovações aos respectivos setores econômicos de maior potencial, cuja formação de ensino superior e profissionalizante especializadas, tenham maior oferta naquela região.

As ideias podem ser inscritas no site corredoresdigitais.info, até 12/6, para a jornada “Bora criar”: qualquer ideia de negócio, inovadora e com potencial de virar startup; “Bora Transformar”, na qual resolve-se um problema mapeado da região. Durante seis meses, os desenvolvedores terão a orientação do(a) pesquisador(a) regional, além do recebimento de bolsa da Funcap para desenvolver o negócio. Há ainda a oportunidade do “Bora Crescer”, para startups que buscam crescer, criar máquina de vendas e crescer no mercado. 

Bruna Lorrany cursa o 7º semestre de Mecatrônica e fala que o evento permite unir conhecimento dos cursos por uma causa e transformar isso em um negócio. “É muito legal despertar o interesse no aluno, porque não tinha interesse na área de startup, nem na área de empreendedorismo”, conta.

Para Daniel Santos Paulino, aluno do 2º ano do técnico em Administração, vai ajudar muitas pessoas a fazer algo bom pela região. “O bom daqui hoje foi que ensinou a muitas pessoas a se concentrar mais, a sazer mais, como fazer mais”, afirma. Para a professora Andréia, pesquisadora regional e embaixadora da região, esse foi um importante momento para times que já estão desenvolvendo suas soluções tirarem suas dúvidas, além de engajar um público que ainda não conhecia sobre o programa. Muitos participantes ficaram motivados para apresentar propostas de trabalho. Nosso objetivo é proporcionar desenvolvimento a nossa região.

Anderson Lima-campus do Cedro