Workshop de Ideação é realizado em Cedro
Evento aconteceu no auditório do campus
Publicada em 06/06/2022 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:58

Na última quarta-feira, 1/6, foi realizado o workshop de ideação no auditório do campus Cedro, com a presença do gestor de jornada de startup, Michael Dhyani. O evento reuniu estudantes do campus e da escola estadual profissional Francisca de Albuquerque Moura, de Cedro. A atividade contou com a participação das docentes pesquisadoras regionais Shayanne Oliveira, Karenn Sá e Andréia Matos, que também é embaixadora da região Centro Sul.
O Workshop de Ideação é um evento promovido pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), promovida através do Programa Corredores Digitais (8ª edição), para trazer as oportunidades abertas para o desenvolvimento de novos negócios com foco em inovação. Além disso, o programa também divulgou as oportunidades da edição especial do Programa Clusters Econômicos de Inovação + Corredores Digitais, que está indo para a sua segunda edição. Essa parceria tem o foco de apoiar startups que resolvam problemas estratégicos e econômicos do estado. O programa corredores atua em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômicos e do Trabalho(SEDET).
O Programa Corredores Digitais possuí oportunidade para as 14 regiões do Estado, através de jornadas que atendem a todos os públicos, como a Bora Criar que são para startups que possuem uma ideia de negócios e quer desenvolver essa ideia com foco na inovação.A segunda jornada é a Bora Crescer, que são para startups que já possuem um grau maior de maturidades e já possuem produtos e mercados bem definidos e a Jornada Bora Transformar tem o foco de resolver problemas estratégicos e econômicos do nosso estado.
O Programa Corredores Digitais está com inscrições aberta até o dia 12 /6, onde as startups poderão submeter suas ideias de negócios na jornadas Bora Criar e Bora Crescer.Serão ofertadas até 200 vagas para startups para todo o estado do Ceará, onde ao longo da jornada as startups terão apoio com mentorias, acompanhamentos, treinamentos exclusivos, networking e acesso a benefícios de parceiros do programa, além disso o programa está com uma edição especial junto ao programa clusters económicos de inovação que consiste no desenvolvimento de startups que desenvolvam soluções de negócios para solucionar os problemas de setores estratégicos e econômicos do estado. O edital e o link de inscrições está disponível no site www.corredoresdigitais.info.
Bruna Lorrany cursa o 7º semestre de Mecatrônica e fala que o evento permite unir conhecimento dos cursos por uma causa e transformar isso em um negócio. “É muito legal despertar o interesse no aluno, porque não tinha interesse na área de startup, nem na área de empreendedorismo”, conta.
Para Daniel Santos Paulino, aluno do 2º ano do técnico em Administração, vai ajudar muitas pessoas a fazer algo bom pela região. “O bom daqui hoje foi que ensinou a muitas pessoas a se concentrar mais, a sazer mais, como fazer mais”, afirma. Para a professora Andréia, pesquisadora regional e embaixadora da região, esse foi um importante momento para times que já estão desenvolvendo suas soluções tirarem suas dúvidas, além de engajar um público que ainda não conhecia sobre o programa. Muitos participantes ficaram motivados para apresentar propostas de trabalho. Nosso objetivo é proporcionar desenvolvimento a nossa região.
Anderson Lima- campus do Cedro