Unesp, Unifesp e Uepa publicam artigos de Cedro
Trabalhos foram publicados nas revistas Bolema, Olhares e Cocar
Publicada em 04/12/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:00
O campus do Cedro do IFCE teve três artigos publicados em revistas científicas da Universidade do Estado do Pará, Universidade Estadual Paulista e Universidade Federal de São Paulo. Os artigos têm orientação do professor Francisco José de Lima e coautoria das egressas de Licenciatura em Matemática, Bruna Maria e Patricia Alves da Silva.
Bruna Maria participou da produção dos artigos “Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções” na revista Bolema (Unesp Rio Claro),Qualis A1, e “Formação docente e (re)elaboração do ensino de Matemática no âmbito do PIBID: o uso de jogos como estratégia metodológica” publicada na revista Olhares (Unifesp Guarulhos), Qualis B2. Patricia Alves produziu o trabalho “Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente” na revista Cocar (Uepa), Qualis A4.
Na avaliação do professor Francisco José, orientador dos trabalhos, os artigos evidenciam o fortalecimento do trabalho de iniciação científica no campus do Cedro. “Isso nos mostra que a iniciação científica tem sim um potencial muito grande de formação, de instrumentalizar os alunos à possibilidade de conhecer, pesquisar e de formando-se continuamente como professores”, afirma.
Na revista Bolema, a professora explica que discute-se o Geogebra como recurso para o ensino de funções e representa levar as tecnologias para dentro da sala de aula. “Ele alia geometria e álgebra, em se tratando da utilização pelos bolsistas, eles utilizaram o aplicativo como forma de trabalhar as funções e estudar os gráficos das funções que é uma das opções de abordagem”. afirma O segundo, publicado na revista Olhares, trata do uso de jogos matemáticos como recurso para trabalhar o ensino das quatro operações básicas da matemática. “A gente não está falando sobre transformar a aula de matemática no momento recreativo. A gente tá falando em incorporar recursos que venham contribuir para aprendizagem”,frisa. Bruna explica que o jogo ajuda o aluno a construir conceitos matemáticos, estabelecer estratégias e desenvolver o raciocínio lógico.
Em relação à publicação na revista Cocar, Patrícia diz que há muita teoria e pouca prática, interferindo na formação inicial de professores de Matemática. A professora explica que o estudo permitiu concluir que apesar dos documentos legais, ainda há muito que fazer no sentido de compreender o lugar dessas dimensões teoricas e práticas para que os futuros professores chegam em condição melhor à sala de aula, “ de modo que a gente não se torne apenas um professor que vai fazer cálculos, mas que a gente tenha a cabeça de se trabalhar da melhor forma de observar o nosso aluno, de conhecer o nosso ambiente”, afirma.
Anderson Lima- campus do Cedro