UFG publica relato sobre projeto de Cedro
Projeto aborda implantação de sistema de gerenciamento de bibliotecas de escolas públicas
Publicada em 11/11/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:03
Relato de experiência de docente e de três bolsistas do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) é destaque na revista da Universidade Federal de Goiás. O professor Pedro Luis Saraiva Barbosa e os alunos Lucas Bezerra dos Santos, Anderson Silva Mota, Lucas Fontineles Pereira, desenvolveram o Biblike, software de código aberto implantado nas bibliotecas das Escolas Profissionais de Cedro, Icó e Lavras da Mangabeira. Com a chegada do Biblike, foi possível resolver os problemas internos de gerenciamento das bibliotecas como perda de livro, mal gerência e perda de tempo com catálogo manual.
O Biblike é software livre e gratuito de gerenciamento de bibliotecas que possibilita a catalogação de variados tipos de materiais. Está instalado em um servidor remoto localizado no campus do Cedro. As bibliotecas fazem suas requisições para o servidor, seja para cadastrar um aluno, livro, fazer um empréstimo, buscar algum material e o servidor responde, atendendo o pedido.
O projeto foi submetido ao edital do Papex em abril deste ano e aprovado em junho. Os alunos foram contemplados com 6 meses de bolsa e as atividades iniciaram em agosto. Até a produção do relato, o sistema registrou 1175 usuários cadastrados, alunos, servidores e professores; 2826 obras (livros, revistas e artigos); 549 empréstimos; e 39 empréstimos com atraso.
Confira a íntegra do relato.