Pibid do Cedro reforça prática docente no interior do Ceará
Programa fomenta formação de futuros professores
Publicada em 11/12/2017 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:02

O Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do campus do Cedro, em funcionamento há cerca de dez anos, já atendeu cerca de 800 alunos nas cidades de Icó, Várzea Alegre e Cedro. O programa é vinculado à Licenciatura em Matemática, curso que reúne 30 bolsistas de iniciação à docência. O programa é também formado por três professores de matemática das escolas estaduais, que atuam como supervisores e dois coordenadores de áreas no campus.
O objetivo do Pibid é fomentar a formação dos futuros professores e reforçar o ensino da matemática na região. Os bolsistas, por meio de rodízio entre as cidades, oferecem as atividades em horário complementar à aula regular dos alunos de ensino médio das três cidades. Entre os métodos aplicados, está a utilização de jogos matemáticos, desenvolvidos no laboratório do campus.
Diego Alexandre Ferreira é estudante da Licenciatura em Matemática e se prepara para sua terceira experiência em docência pelo Pibid (já passou por Várzea Alegre e Icó e agora começa no Cedro). “É ótimo porque a gente sempre tem experiências diferentes, adequa a prática a realidade e necessidades de cada local. Na época do Enem, fiz atividades direcionadas à prova e pude observar que os alunos passaram a compreender aplicações matemáticas que ainda não tinham conseguido”, exemplifica.
Os estudantes do Pibid do campus do Cedro promovem ações de conscientização sobre a importância do Programa para a região. Os subprojetos Pibids do IFCE costumam se reunir uma vez ao ano para troca de experiências. O encontro mais recente foi realizado em outubro, em Canindé. Em novembro, a reitoria do IFCE divulgou carta em apoio ao Pibid