Pesquisa em Cedro discute pedagogia soviética
Os estudos reuniram 64 artigos na área
Publicada em 22/04/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:04

Na noite desta terça-feira (16), houve a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa “Concepção de Ensino e Aprendizagem, a partir da pedagogia soviética e da psicologia histórico-cultural” pela bolsista Bruna Maria Vieira Gonçalves. A orientadora é a professora Maria Cleidiane Cavalcante Freitas. Assistiram à exibição os estudantes de Licenciatura em Matemática e de Física de vários semestres. A pesquisa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e iniciou em maio de 2018.
Segundo a professora Cleidiane Cavalcante, o objetivo foi socializar os resultados da pesquisa, para que a comunidade acadêmica conheça os trabalhos desenvolvidos na casa e, sobretudo, apropriem-se dos conhecimentos deles gerados.
A abordagem da pesquisa foi de caráter qualitativa, que se ocupa com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica, baseada em material já publicados como livros e artigos. Segundo Bruna, foram selecionados 47 artigos sobre psicologia histórico-cultural feitos no Brasil e 17 da pedagogia soviética obtidos na internet. A estudante disse que tem como resultados preliminares constituintes da primeira etapa do presente estudo o conjunto de trabalhos publicados no Brasil sobre a pedagogia e a psicologia soviética. “É uma teoria soviética que estuda as funções psicológicas superiores. Tem com principais representantes Vigotski, Luria e Leontiev”, explicou.