Jornada de Matemática movimenta campus do Cedro
Evento reuniu professores e alunos das regiões Centro Sul e Cariri, além de outras regiões do estado
Publicada em 02/10/2017 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:04
A Jornada de Matemática do campus do Cedro reuniu professores e alunos das regiões Centro Sul e Cariri, além de outras regiões do estado, no dia 30 de setembro. O evento contou com palestras como a da professora Joelma Nogueira, do campus Caucaia, com o tema “A Formação inicial do professor de Matemática: reflexões sobre a relação entre a teoria e a prática”.
Joelma destaca a importância da iniciativa. “Esse tipo de diálogo é importante. É uma ótima oportunidade de olhar para o campus do interior, com as suas características e especificidades”, avalia. Joelma é integrante do Grupo de Educação em Matemática do IFCE (EDUCMAT).
A Jornada de Matemática foi organizada pela professora Mikaelle Barboza, que considera positivo o balanço do encontro. “A ideia é fazer outros momentos como esse, para que todos possam entrar em contato com as novas pesquisas e tendências da matemática”, avalia. A organização contou com o apoio de estudantes e professores da Licenciatura em Matemática do campus.
O evento foi aprovado pelos participantes. A aluna Manoela Gomes, do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática do campus do Cedro acredita que a Jornada foi uma boa oportunidade de ter um contato inicial com a realidade da profissão. “Foi minha primeira experiência. As palestras motivam e contribuem para a aprendizagem”, avalia.
Quem veio de longe também saiu satisfeito com o evento. Foi o caso do estudante Geovanio Sousa, do campus Juazeiro do Norte. “É um evento dinâmico, movimenta a Matemática na região e acrescenta conhecimento sobre o assunto”, pontua.
O evento também contou com as palestras “O Mundo da Álgebra Linear”, de e “Alocação de horários utilizando programação linear inteira (PLI): um problema interdisciplinar”, com os professores Gilderlan Tavares (Canindé) e Luiz Fernando Lemos (Cedro), respectivamente.
Nas oficinas, as temáticas foram “Introdução ao Latex”, “Laboratório de Matemática: uma experiência com a Torre de Hanói”, “Aplicações matemáticas nas práticas Laboratoriais da Física”, “Cartografia Aplicada: Cálculos com escala” e “O Estudo dos Poliedros de Platão por meio de dobraduras”.