Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Cedro realiza live sobre empreendedorismo

Evento debate “O empreendedorismo como opção de desenvolvimento econômico e social”

Publicada em 11/12/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:58

Nesta sexta-feira, 11/12, o campus do Cedro do IFCE realiza às 19h a live “O empreendedorismo como opção de desenvolvimento econômico e social”. O evento vai ser transmitido pelo canal do campus no Youtube, youtube.com/ifcecedro.As debatedoras são a professora Raquel Lira, coordenadora da Incubadora do campus do Cedro e a gerente do Escritório Regional do Sebrae de Quixadá, Kamila Braga. A mediação é do professor Evaristo Filho, também docente do campus do Cedro. Na pauta, os primeiros passos para quem quer empreender e formalizar uma empresa e a contribuição do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico no interior do estado.

De acordo com o professor Evaristo Filho, mediador do debate, trata-se de uma oportunidade de oferecer à comunidade acadêmica e externa uma análise do atual cenário e os desafios que estão por vir. “O Sebrae estará junto conosco no bate-papo, onde poderá tirar dúvidas dos internautas que pensam em abrir um negócio e o que pode ser feito para formalizar o empreendimento. Vamos discutir também o papel das incubadoras dentro dos institutos federais (em particular, do Campus Cedro), as possibilidades, programas e parcerias que podem ser feitas com a comunidade acadêmica e externa”, informa.

O professor diz ainda que vão ser discutidas as oportunidades que o empreendedorismo possibilita no que diz respeito à políticas públicas voltadas para a geração de renda e emprego nos municípios cearenses, em especial na região Centro-Sul.

Segundo a professora Raquel Lira, o tema é importante porque em tempos de diminuição das oportunidades de emprego, tanto o mercado informal quanto de oportunidades associadas à condição de autônomo tendem a aumentar. “Assim, é preciso discutir esse cenário, para que os que pretendem empreender possam ter mais consciência das possibilidades de se aventurar num novo negócio. Além disso, o Brasil no cenário mundial é conhecido por ser um país empreendedor”, analisa.

 A docente alerta que discutir o tema exige cuidado e também não romancear a ideia de que o empreendedosrismo resolve todos os problemas da economia.“É preciso contextualizar e, nós como instituição de educação, temos um papel importante em qualificar cada vez mais profissionais para enfrentar os desafios do mundo dos negócios”,afirma.

 Para a gerente do Escritório do Sebrae de Quixadá, Kamila Braga, a atividade empreendedora ela é extremamente representativa, pois influencia na geração de emprego e de renda de qualquer território, de qualquer cidade e de qualquer país. “No momento em que a gente precisa vivenciar todo o lado negativo dessa crise, por outro lado, a gente percebe diversas oportunidades para se empreender”. Kamila diz que onde tem uma crise, onde tem um problema, existe sempre uma oportunidade de se resolver esse problema através de um negócio.

 Sobre a atuação do Sebrae, a gerente explica que a instituição diariamente busca sensibilizar as pessoas para a oportunidade de empreender e de enxergar novos caminhos. “O nosso garnde desejo é que o empreendedor vá crescendo, à medida que ele investe mais em conhecimento,vai buscando novas competencias ”.

Anderson Lima- campus do Cedro