Gipea lança dois livros em Cedro
Obras abordam educação de surdos e formação docente
Publicada em 09/12/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:59

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem (Gipea) realizou de forma virtual o lançamento de dos livros “Inclusão e aprendizagem de pessoas com necessidade educacionais específicas e fundamentos e metodologias para inclusão e acessibilidade”, do professor do campus de Iguatu e coordenador da linha de pesquisa, Damião Michael e “Ensino, pesquisa e extensão: desafios e contribuições para a aprendizagem e formação docente”, organizado pelos professores Francisco José de Lima, Pedro Luis Saraiva Barbosa, João Nunes de Araújo Neto, Roberta da Silva e Damião Michael Rodrigues de Lima.
Agora são três livros publicados pelo Grupo, que no ano passado, lançou “Percursos de Forma(ação) na Iniciação Científica-Perspectivas para a prática de ensino em Ciências e Matemática”.
A obra “Ensino, pesquisa e extensão: desafios e contribuições para a aprendizagem e formação docente” reúne 12 artigos, resultados de produções de pesquisa de iniciação científica e de extensão (Pibic, PEVPI, Auxílio Formação e Papex), os quais perpassam por temáticas que permeiam o contexto de atuação e reforçam a perspectiva dos diálogos interdisciplinares que alicerçam a essência do Gipea. “Esta obra se constitui de resultados de iniciação cientifica. Alunos que estão envolvidos com Pibic, como PEVPI, auxlio-formação e também TCC tanto da Licenciatura em Matemática e como também da Especialização em Docencia do ensino superior”,informa o professor Francisco José, um dos organizadores.
Escolarização de surdos
Coordenador da linha de pesquisa “Inclusão e aprendizagem de pessoas com necessidade educacionais específicas e fundamentos e metodologias para inclusão e acessibilidade”, o professor Michael escreveu o livro a partir do mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, realizado de 2012 a 2015, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e reúne estudos e reflexões sobre aspectos relacionados ao processo de inclusão escolar de alunos surdos.
“No livro são estabelecidos diálogos relacionados à definição de surdez, habilidades de comunicação, adaptação biopsicossocial e Indicadores de funcionamento comportamental à luz do que diz a legislação brasileira no tocante a escolarização de Surdos”, informa.Michael explica que a obra é um convite para reflexões sobre as crenças, valores e práticas que muitas vezes podem ser fatores de distanciamento para a efetivação de uma escola e sociedade inclusivas.
Gipea
O Gipea começou as atividades em 2006, a partir do professor Raimundo Leandro Neto, doutor em educação, atualmente aposentado. Participam 15 professores pesquisadores, mais de 20 alunos envolvidos e 3 técnicos administrativos em educação.
Linhas de pesquisa e coordenadores:
Políticas, Práticas institucionais, Inclusão e Aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais específicas- Prof. Ms Michael Rodrigues.
Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino Básico, Técnico e Tecnológico- Prof. Ms. Pedro Luis Saraiva Barbosa.
Práticas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática na Educação Básica, Técnica e Tecnológica- Prof. Dr. João Nunes.
Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais- Prof. Dra. Roberta da Silva e Prof. Dr. Francisco José.
Anderson Lima-jornalista campus do Cedro