Egressa do campus do Cedro é aprovada em doutorado na UFPE
Emilia Lima diz que o IFCE foi fundamental para despertar meu interesse pela área acadêmica
Publicada em 23/12/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:58

A egressa do curso de Licenciatura em Matemática, Emilia Lima, 25 anos, foi aprovada na seleção de Doutorado em Estatística na UFPE. Para a seleção, submeti um projeto que segue a mesma linha de pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado.
“Nesse desafio, espero aprimorar meus conhecimentos e adquirir novos aprendizados, além de me capacitar para a carreira docente”, afirma a jovem, oriunda de família humilde do Sítio Graiado, zona rural de Várzea Alegre – CE e residente em Campina Grande-PB.. Emilia Lima conta que durante a Educação Básica sempre teve afinidade com a área de exatas e tentou seleção para o curso de Licenciatura em Matemática no IFCE campus Cedro.
Em 2012, Emilia ingressou na graduação e logo no primeiro semestre, apesar das dificuldades, apaixonou-se pelo curso. Durante a graduação, concluida em 2017, a jovem conta que teve a oportunidade de ter aulas com professores muito capacitados e comprometidos com a instituição. “Fui bolsista do PIBID, no qual tive o primeiro contato com a docência, desenvolvi artigos e participei de congressos. Além disso, participei de cursos de extensão, como Língua Inglesa e cursos específicos de Matemática”,recorda.
“O Instituto Federal campus Cedro foi fundamental para despertar meu interesse pela área acadêmica, oferecendo diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão que me proporcionaram novas perspectivas. Neste campus, descobri o quanto uma educação de qualidade pode ser transformadora na minha realidade”, conta orgulhosa.
Em 2019, iniciou o curso de Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional na UFPB, no qual participo de um grupo de pesquisa na área de Estatística Matemática com a linha de pesquisa Teoria Assintótica. “Na dissertação, com defesa prevista para fevereiro de 2021, estou desenvolvendo um estudo sobre aperfeiçoamento de estatísticas de testes”, explica.
Anderson Lima- campus do Cedro