Disponível relatório de autoavaliação institucional do IFCE
Relatório é o primeiro do triênio de 2021 a 2023
Publicada em 27/05/2022 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:54
Está disponível no site do campus do Cedro,menu Relatório de Avaliação Institucional, o relatório parcial de autoavaliação institucional referente ao ano letivo de 2021, que compreende os períodos letivos 2021.1 e 2021.2. A obra foi produzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Segundo o texto de apresentação do documento, visando o aperfeiçoamento institucional contínuo, o processo de avaliação desenvolvido no âmbito do IFCE constitui instrumento fundamental e estratégico para os ciclos de gestão e de planejamento da instituição, os quais impactam, diretamente, nas ações cotidianas do fazer acadêmico e administrativo que, por sua vez, fortalecem a missão institucional, sobretudo, no que diz respeito à qualidade dos serviços educacionais prestados à sociedade.
Amparada, portanto, nos pressupostos institucionais, a CPA disponibiliza, novamente, para a comunidade interna e externa, o relato das dimensões institucionais como resultado das informações prestadas pelos respondentes e coletadas por meio do instrumento de avaliação questionário.
O presente relatório está organizado em quatro capítulos, a saber: no capítulo 1, apresenta-se, de forma breve, o IFCE e seu processo de avaliação institucional, incluindo a organização da Comissão Própria de Avaliação (CPA); no capítulo 2, aborda-se a metodologia utilizada na autoavaliação institucional, destacando-se o delineamento do estudo, a definição da população, a amostra de pesquisa, os instrumentos e técnicas de coleta de dados e as limitações do estudo realizado; no capítulo 3, apresentam-se os resultados por segmento (corpo discente, docente e técnicos administrativos) e, por fim, no capítulo 4, é realizada uma análise dos dados, o que possibilita um diagnóstico da situação atual do IFCE.
Ainda de acordo com a publicação, este relatório é o primeiro do triênio 2021-2023 e que, em razão da pandemia de COVID-19, os questionários aplicados passaram por uma adequação, uma vez que algumas dimensões não tinham como ser avaliadas. O relatório se encerra, portanto, com uma síntese das considerações finais apresentadas pelos respondentes.
Anderson Lima (com informações do relatório da CPA)- campus do Cedro