Chamada Interna aprova dois projetos de Cedro
Ambas as propostas vão receber investimento R$ 5.000,00
Publicada em 24/12/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:00
O campus do Cedro do IFCE foi contemplado com dois projetos submetidos pelos pesquisadores do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (Gipea), professora Roberta da Silva e professor Michael Rodrigues. As propostas foram submetidas à chamada interna conjunta IFCE N°01, de 22 de abril de 2020. O edital tem o objetivo de conceder recursos a projetos de pesquisa, pós-graduação, inovação, extensão, ensino e gestão para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus. Cada projeto vai receber o investimento de R$ 5.000,00.
Um dos projetos tem como título “Reposição de carga horária na forma híbrida: Alternativas e possibilidades diante do dever de educar e do direito à educação”. Os objetivos principais são apresentar uma proposta pedagógica de retorno às atividades presenciais, mediante o modelo híbrido, que prevê desenvolvimento de atividades presenciais e à distância simultaneamente; discutir o desenho proposto com a comunidade interna e promover momentos de formação junto a professores e alunos.
O segundo projeto é intitulado “Reconstruindo a rotina de estudos após o período de isolamento social: Escuta, acolhimento e orientações pedagógicas como possibilidade de enfrentamento ao retorno das atividades letivas”, o qual visa promover espaços de acolhimento e orientações pedagógicas aos estudantes com dificuldade de retomar a rotina de estudos durante e pós pandemia, como foco na minimização dos efeitos provocados no processo de aprendizagem, através da realização de atividades sugeridas pela comunidade atendida, que também irá identificar as temáticas de maior interesse.
O projeto será realizado de modo colaborativo com um Projeto de Extensão aprovado pela PROEXT, atendendo, desse modo à comunidade externa, e será desenvolvido por uma equipe de servidores do IFCE campus Cedro.
Anderson Lima- campus do Cedro