Cedro realiza live sobre relações étnico-raciais na pesquisa
Evento foi promovido pelo Gipea
Publicada em 20/11/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:00

Na tarde desta sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (Gipea), do campus do Cedro do IFCE, realizou o Webnário em alusão ao dia da Consciência Negra, cujo tema é “Relações Étnico-raciais na pesquisa e no ensino: recortes, intersecções e vivências”. Participaram a professora Daniela Fernandes e do Bibliotecário Robson Souza, membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus do Cedro. O evento foi transmitido pelo canal do IFCE Cedro no Youtube.
Segundo Robson Souza, vai ser discutida a necessidade de se trazer um olhar sobre a vivência negra, as metodologias e as pautas do movimento negrono contexto do ensino e da pesquisa. “A gente pretende abordar conceitos como recorte de raça na pesquisa, assim como trabalhar estas questões de raça de maneira interseccional em relação a questões de raça e gênero”, explica o bibliotecário.
Para a professora Daniela Fernandes, as relações étnico-raciais na pesquisa e no ensino é um campo que necessita de debates urgentes. “Tendo em vista que a produção acadêmica de mulheres e homens pretos tem sido silenciada. Mas esses debates são momentos valorosos para o compartilhamento dessas epistemologias”, afirma.
Anderson Lima-campus do Cedro