Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Cedro realiza ação da campanha Novembro Azul

Objetivo foi chamar atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata

Publicada em 07/11/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:01

Na manhã desta quarta-feira, 6/11, no campus do Cedro, a equipe de Assistência Estudantil realizou ação de conscientização do Novembro Azul sobre a prevenção do câncer de próstata. Foram entregues fôlderes com dicas de alimentação saudável e com informações sobre os exames de PSA e de toque retal, verificação de pressão, fatores de risco e esclarecimentos de possíveis dúvidas.

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em 2018, foram estimados 68.220 novos casos.

Para o diretor-geral, professor Fernando Lopes de Melo, os homens precisam buscar o cuidado da mesma forma como as mulheres fazem. “O nosso homem nordestino é um homem muito macho, tem uns preconceitos bestas e tem que ser evitado. Esse tipo de campanha alivia, não vamos elucidar todos estes problemas, mas a gente alivia. É importante para a conscientização que o homem se cuide como a mulher está se cuidando”.

Para um dos motoristas do campus, Augusto Ribeiro (Netinho), a importância da ação está na conscientização de realizar o exame de próstata para prevenir possível manifestação do câncer. “Muitos homens ainda têm aquela questão do machismo, que o exame do toque vai ferir a masculinidade, mas devagarinho está mudando esta concepção, eu acho”, opinou.

O estudante Lucas Souza, de Mecatrônica, também considera que o machismo é um fator que atrapalha muitos homens de procurar prevenção. “Tem aquela questão do exame de toque… de orgulho, que o pessoal fica zoando essas coisas”, falou o universitário.