Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Cedro publica Protocolo de combate à Covid-19

Documento reúne ações a serem realizadas no campus

Publicada em 13/04/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:57

O campus do Cedro do IFCE apresenta à comunidade interna o documento “Protocolo de Contigência Local contra a Covid-19: recomendações para prevenção e controle no IFCE Campus Cedro - Parte I”. O documento originou-se da discussão sobre as recomendações que devem ser implementadas para prevenção à COVID-19 no campus, cujas medidas correspondem à primeira parte das ações do Plano de Contingência Local.

São precauções mínimas que visam à proteção de servidores, colaboradores, visitantes e discentes e direcionam a adequação da instituição e da comunidade. Além disso, o documento aborda questões como considerações sobre a legislação vigente, a situação epidemiológica para o retorno às aulas presenciais e informações sobre as vacinas aprovadas no país e o Plano de Vacinação da COVID-19 no Estado do Ceará. Além disso, consta o fluxograma de atuação frente a caso suspeito ou confirmado na comunidade interna e sugere uma ferramenta para tomada de decisão diante de casos suspeitos na instituição.

 A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP), responsável pela elaboração, informa que está prevista a publicação da segunda parte do Protocolo, a qual apresentará as recomendações para cada setor e atividade do campus, após a pactuação das ações com seus respectivos representantes. A Comissão ressalta que medidas complementares de controle poderão ser inseridas ou alteradas à medida que as referências técnicas forem atualizadas e novas evidências científicas publicadas.

 O diretor-geral do campus, professor Gleydson Lima, destaca a importância do debate e da discussão da prevenção da saúde da comunidade acadêmica e sociedade em geral no enfrentamento da pandemia de COVID-19. O gestor ressalta que servidores e estudantes têm papel fundamental na adoção de medidas para mitigar os efeitos e proporcionar cada vez mais cuidado e zelo com a saúde. O Diretor parabeniza ainda o trabalho realizado pela Comissão e pelo apoio e suporte dos demais servidores e estudantes do campus do Cedro.

 "Devemos valorizar a ciência e o cuidado em saúde, para que possamos passar por esse momento o mais rápido possível e preservar a saúde e as vidas de quem amamos. Parabéns aos membros da CISSP e a nossos servidores e estudantes pelo trabalho e apoio às ações que são necessárias nesse momento difícil pelo qual estamos passando”, declarou o diretor.

Acesse a íntegra do Protocolo