Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Alunos de Cedro realizam campanha "Imagem Corporal"

O professor Nivaldo Júnior,da Educação Física, coordenou as atividades

Publicada em 27/04/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:59

“+Mais amor por favor, - drama”, “IFCE love”, “As fofas”, “+mais fica, menos tchau”, algumas das frases pintadas na parede próxima do refeitório do campus do Cedro. Os autores foram os alunos do quinto semestre dos cursos integrados de Mecânica, Eletrotécnica e Informática que participaram desde segunda-feira(22) até esta sexta-feira (26) da campanha “Imagem Corporal”, coordenada pelo professor de Educação Física, Nivaldo Junior.

Uma das autoras foi a aluna Sarah Lima, do sexto semestre de Eletrotécnica. A jovem contou que participou como cupido na entrega de cartas, da campanha do abraço. Perguntada sobre os erros de comportamento no relacionamento no contexto escolar, Sara disse que o desrespeito é bastante frequente. “Que as pessoas possam se amar mais, espalhar mais amor no mundo, o que importa é realmente o amor”, desejou.

“Te amo Ingridy”, que pintou esta declaração foi o estudante que participou foi Diego Oliveira, do quinto semestre de Informática. “Gostei muito do momento, em que você pode expressar seu sentimento, seu afeto por uma pessoa, seu amor, alguma importância pela pessoa que você gosta”, comentou. Na opinião de Diego, devemos ser todos amigos, um é igual ao outro. “Com defeito, sem defeito, somos todos iguais”, declarou

A pintura foi uma das ações voltadas para expressão de sentimentos, semelhante ao que aconteceu na campanha do abraço e nas cartas de amor. Outras atividades voltaram-se para a descontrução do paradigma entre aparência e essência, como melhorar a autoestima, a imagem corporal e refletir sobre julgar o próximo. As tarefas foram divididas para cada equipe. A turma da eletro organizou campanha de cartinhas de amor, do abraço, saco de pancada. Já a informática fez trabalhos com photoshop, memes e vídeos com depoimentos. A mecânica aplicou questionário sobre imagem corporal, fez exposição com imagens e poemas relacionados à autoestima corporal.