Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Alunos de Cedro participam da Mostra Brasileira de Foguetes

Foguete lançado pelos estudantes alcançou 125 metros

Publicada em 24/05/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 14:01

O campus Cedro participou nesta quinta-feira, 19/5, da 16ª Mostra Brasileiro de Foguetes - MOBFOG. Na ocasião a equipe formada por Fabricio Santos da paz,Vinicius de Souza Lima, Gustavo Vieira de Souza, com auxílio do professor Romário Braz, conseguiram atingir um alcance de 125 m no seu lançamento. Os alunos participaram da categoria nível 4 de lançamento, realizado no campo de aviação de Cedro.

Para o professor Romário, a presença dos alunos tem o incentivo do Comitê Olímpico do campus do Cedro. “A gente conseguiu um valor muito bom, mais a frente podemos ser convidados para fase nacional”, afirma. O resultado dos classificados para etapa nacional está previsto para julho.

No mês passado, os estudantes conheçaram a proposta do experimento e iniciaram os estudos teóricos.“Após isso, a gente iniciou a montagem do foguete, construimos em equipe a base. A gente fez alguns lançamentos após isso, alguns testes e fomos aprimorando”, explica Fabrício Paz.

“Foi uma experiencia muito boa. A gente montou todo o projeto. É muito massa, você ver o seu projeto que você criou, com sua equipe, indo pra prática. Ver o foguete lançando, é muito legal”, fala Gustavo Vieira de Souza, do quinto semestre do técnico integrado em Eletrotécnica.

A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio em todo território nacional.

A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

 Anderson Lima-campus do Cedro