Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa a partir do carbono é destaque em revista especializada

Publicação é uma das mais conceituadas do mundo científico

Publicada em 28/05/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:54

O estudo sobre “carbina”, uma das formas de carbono mais resistentes do mundo, rendeu ao professor de Física do campus de Caucaia Wellington de Queiroz a publicação de um artigo na revista “Carbon”, uma das mais conceituadas publicações científicas, especializada em avanços no campo de nanomateriais (materiais com um bilionésimo do metro padrão) de carbono.

Carbina, explica o professor que se dedicou ao tema durante os quatro anos do doutorado em Física (UFC-Capes 7), é um material mais resistente que o próprio aço. Tem também como característica e vantagem possuir baixa dimensão no estado sólido, ou seja, “é o fio mais fino que existe e tem propriedades interessantes”, descreve Wellington. Ele conta que, no estudo, analisou as propriedades do material sob alta pressão, comparada inclusive à exercida no centro da Terra.

“Há uma tendência na tecnologia de reduzir cada vez mais o tamanho dos dispositivos eletrônicos, e nesse contexto a carbina poderá ser aplicada como fios nos nanocircuitos”, comenta o docente. “Como o sistema é muito pequeno, usamos uma técnica de espalhamento de luz para poder investigá-lo”, acrescenta.

A revista Carbon é um fórum internacional multidisciplinar para a comunicação de avanços científicos no campo de materiais de carbono e nanomateriais de carbono. A publicação relata novos achados significativos relacionados à formação, estrutura, propriedades, comportamentos e aplicações tecnológicas de carbonos, que são uma ampla classe de fases sólidas ordenadas ou desordenadas compostas principalmente de carbono elementar.

Título do artigo: “Efeitos da pressão sobre as propriedades estruturais e eletrônicas de cadeias de carbono lineares encapsuladas em nanotubos de carbono de parede dupla”.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia