Palestra aborda bullying e cyberbullying
Momento formativo foi realizado pelo COPAC/PMCE no auditório do campus
Publicada em 26/05/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:57

O campus de Caucaia do IFCE recebeu, na manhã da quarta-feira (24), integrantes do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC/PMCE). Na ocasião, o Cabo Viana, a Sd. Jennifer Nogueira, a Sd. Ariane Diniz, o Sd. Robson Sousa, o Sd. Pontes e o Sd. Dos Anjos trataram sobre bullying e cyberbullying, e abordaram temáticas como violência contra a mulher, assédio, e prevenção e identificação de situações de risco.
Os policiais militares fazem parte de dois Grupos de serviço do COPAP: o Grupo de Segurança Escolar (GSE), que promove o acesso seguro de alunos e professores às escolas; e do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), que realiza o acompanhamento de vulneráveis.
Com o lema “Policiamento comunitário, mais perto e mais seguro”, o COPAC foi criado em 2022 pelo Governo do Estado do Ceará com o objetivo de ser um policiamento mais próximo à população com atuação preventiva para estabelecer relações com a comunidade, sempre com o intuito de proteger e defender os cidadãos.
Egressa do IFCE – Durante a apresentação realizada no campus, a Sd. Jennifer Nogueira falou sobre a sua experiência como egressa do curso técnico integrado em Química do campus de Fortaleza do IFCE. “Concluí meu curso técnico em 2018.2. Avalio minha trajetória no IFCE como um momento de muito amadurecimento pessoal e preparação ímpar para minha vida profissional. Essa formação acrescentou um hábito que jamais larguei: o esporte. Nas aulas de Educação Física sempre tínhamos que praticar diversos esportes como natação, vôlei, basquete, handebol, musculação. Eu sempre fui uma criança sedentária e até mesmo me sentia inapta para essas atividades, e foi lá que descobri a paixão pelo exercício físico, além das atividades curriculares com professores renomados, em uma estrutura excelente”, ressalta.
Jennifer passava o dia no campus e um dos seus locais preferidos era a biblioteca. “Utilizava demais a biblioteca. Foi a fase da minha vida em que eu mais li, e uma variedade imensa de livros... não apenas científicos!”, diz ela, que também participava de grupos de estudo e realizou estágios no Laboratório de Química Analítica e no Laboratório de Microbiologia. “Foram minhas primeiras experiências profissionais, nas quais aprendi a importância da responsabilidade como profissional, assiduidade e até mesmo a gestão financeira do meu próprio dinheiro, pois foi lá que consegui minha primeira fonte de renda, através da bolsa do estágio.”
Ao concluir o curso técnico no IFCE, ela se formou em Ciências Contábeis e em seguida ingressou na Polícia Militar. “Eu sempre admirei a carreira policial e a carreira militar, mas via como um sonho distante e acreditava que eu iria empreender na área contábil, porém com a pandemia veio um despertar para estudar para concursos. E assim eu fiz. Cada vez que eu fazia uma prova e via que estava me aproximando de estar nas vagas, mais eu acreditava na minha capacidade. Sou grata por fazer parte de um batalhão muito diferenciado, que é o COPAC, onde podemos realizar de forma muito eficiente um trabalho que nos conecta e aproxima de pessoas e histórias tão especiais."