Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Estudantes conquistam medalha em Olimpíada

Competição nacional de História do Brasil teve mais de 73 mil inscritos

Publicada em 19/08/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:55

Três estudantes do campus de Caucaia do IFCE conquistaram medalha de prata na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). José Ernando, Victor Klisman e Fláryson Elias são estudantes do curso de Eletroeletrônica e enfrentaram um longo caminho até chegar à fase decisiva, realizada nos dias 17 e 18 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Estado de São Paulo. Foram seis fases online, compostas por questões e tarefas diversas. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 18 de agosto.

Além dos três alunos do campus de Caucaia, a equipe Insurgentes do Serão contou também com a participação de Diogo Araújo, ex-aluno do campus. Eles contaram com a orientação do professor Jerciano Feijó, que acompanhou a equipe. O diretor do campus de Caucaia, Jefferson Queiroz Lima, também foi até Campinas com o grupo. Esta é a segunda medalha de prata consecutiva conquistada pelo campus de Caucaia na ONHB. Antes da viagem, no dia cinco de agosto, eles foram recebidos pelo reitor do IFCE, professor Virgilio Araripe, na reitoria. "Para nós, esses alunos já são medalha de ouro. Esse é apenas o início de uma grande caminhada, e no futuro eles vão entender isso muito bem. Desde que começamos a expansão do IFCE, eu compreendi que muita gente de valor é capaz de fazer coisas incríveis - basta uma oportunidade", destacou Virgílio.

A 11ª edição da ONHB contou com a participação de equipes de 11 estados. Foram distribuídas 75 medalhas, sendo 58 apenas para a região Nordeste. A final contou com a participação de 314 equipes, um total de 1,2 mil convocados de todos os estados brasileiros. Foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 e bronze, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

Neste ano, a ONHB teve 73 mil inscritos desde a fase inicial. As equipes passaram por seis etapas online com duração de uma semana cada. A final contou com a realização de uma prova dissertativa no sábado (17) em que foi apresentado um conjunto de documentos com manchetes de jornais dos últimos do Brasil e solicitado aos competidores a elaboração de um texto com os temas: violência, exclusão e banalidade do mal.

Com informações do site da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)