Estudante tomará posse no Parlamento Juvenil do Mercosul
Hermeson Souza é aluno do campus de Caucaia do IFCE
Publicada em 16/07/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:53

O estudante Hermeson de Souza Gomes tomará posse esta semana como integrante do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) nos anos de 2019 e 2020. A cerimônia reunirá 27 jovens do Ensino Médio de todo o país e será realizada em Brasília, para onde Hermeson viajou nesta segunda-feira, 15 de julho. A programação de três dias inclui também um curso de formação e orientações sobre as próximas atividades do grupo, a serem realizadas no segundo semestre deste ano.
Com um projeto voltado para a orientação profissional de estudantes, Hermeson conta que se inspirou nas próprias dificuldades para pensar em uma maneira de ajudar outros jovens. “Depois de participar de uma roda de conversa sobre orientação profissional no campus de Caucaia, eu comecei a pensar sobre esse tema”, diz ele, que está no quinto semestre do curso técnico integrado em Química.
“Hoje é difícil definir o que vou fazer depois do Ensino Médio, porque eu tenho interesse pela Química, mas também me interesso pela área de Humanas e por outras áreas”, conta Hermeson. “No próprio campus, você entra em contato com outras profissões, porque nós participamos de eventos e palestras, e isso acaba despertando nosso interesse”.
Como aluno do Instituto Federal, Hermeson afirma ter encontrado um ambiente de mais liberdade e, ao mesmo tempo, de mais cobranças. “Parece contraditório, mas foi isso que eu encontrei aqui”, diz ele. A rotina de dois turnos diários de aulas teóricas e práticas levou o estudante a se engajar ainda mais com o campus. Hoje, ele faz parte do grêmio estudantil e espera colaborar com outros estudantes que, como ele, irão se deparar com o desafio de escolher uma profissão depois de concluírem o Ensino Médio.
PJM
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil e a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Além de ampliar seus conhecimentos, eles vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades (Fonte: MEC).