Engenharia de Produção será oferecida em Caucaia
Curso de bacharelado é o primeiro oferecido na região metropolitana de Fortaleza por uma instituição pública
Publicada em 18/10/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:52
O campus de Caucaia do IFCE irá oferecer o curso de Bacharelado em Engenharia de Produção a partir do semestre 2022.1. O início das atividades foi aprovado no dia 14 de outubro, em reunião do Conselho Superior da instituição (Consup). Com isso, os estudantes já inscritos no Enem deste ano poderão fazer a opção pelo curso, que terá 35 vagas na primeira turma e aulas de segunda a sexta, nos turnos da tarde e noite. "Esta é a primeira formação ofertada, na sua modalidade plena, por uma instituição pública e federal de ensino localizada na região metropolitana de Fortaleza", destaca o professor Jarbas Rocha, que será o primeiro coordenador do bacharelado.
Momento de apresentação do curso na reunião do Consup realizada no dia 14/10/2021
A oferta desta formação em Caucaia começou a ser discutida em 2018, com a colaboração de setores como Departamento de Ensino, Coordenação Técnico Pedagógica, Biblioteca e coordenações dos cursos já ofertados no campus. O resultado, segundo o professor Jarbas Rocha, é um projeto pedagógico moderno e atualizado com as demandas atuais de profissionais da área. "Nossa expectativa é que os egressos sejam absorvidos pelas empresas da região, sobretudo daquelas que estão instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém".
O funcionamento nos turnos da tarde e noite foi pensado para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar experiências práticas logo após os primeiros semestres de formação. "As aulas serão vespertinas e noturnas. Com isso, os alunos têm a possibilidade de estágios e experiências profissionais durante a manhã, com aulas no final da tarde e noite no campus Caucaia", diz o professor Jarbas Rocha.
PROJETO PEDAGÓGICO
O Bacharelado em Engenharia de Produção do campus de Caucaia tem o objetivo de "formar profissionais com habilidade e capacidadade de desenvolver projetos, programar e operacionalizar os sistemas de produção de forma integrada de bens e serviços, envolvendo os recursos materiais, tecnológicos, informacionais e de energia".
O profissional formado poderá atuar nas seguintes áreas:
- Gerência de Produção;
- Qualidade;
- Gestão Econômica;
- Ergonomia e Segurança do Trabalho;
- Engenharia do Produto;
- Estratégia e Organizações;
- Gestão de Tecnologia;
- Sistema de Informação;
- Gestão Ambiental.