Coral reúne estudantes de ensino médio
Ensaios semanais já contam com 25 participantes
Publicada em 21/01/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:55

Para atender uma série de pedidos feitos pelos alunos, o professor Tadeu Carneiro, que é músico, iniciou em outubro de 2018 as atividades de um coral que reúne estudantes de cursos integrados do campus de Caucaia. A ideia, segundo Tadeu, é oferecer um espaço onde eles possam se expressar e complementar a formação que já recebem em sala de aula.
"O nosso ponto principal é formar seres humanos, que vão conseguir fazer um trabalho ético no futuro, que não vão ter dificuldades para se relacionar com os colegas", enumera o professor. "Às vezes nós nos preocupamos tanto de formar o profissional que deixamos um pouco de lado a formação humana", argumenta.
Jéssica Maria Gomes, que cursa Metalurgia, conta que sempre quis ter essa experiência. "Eu pensei que seria bom participar do coral porque eu sempre quis aprender a cantar, e achava que não sabia", diz ela. "Tem sido muito bom participar e aprender coisas novas". Já o estudante Asafe Lucenca diz que a música já estava presente em seu dia a dia, mas participar de um coral trouxe uma nova perspectiva. "Tá sendo muito legal aprender a cantar com outras pessoas e ver que isso não me atrapalha em nada".
Os ensaios do coral acontecem semanalmente no auditório do campus e são abertos aos interessados. Até o final de 2018, cerca de 20 alunos participavam regularmente das atividades. A coordenação é do professor Tadeu Carneiro, que já planeja as ações para 2019. "A nossa ideia do coral é reunir músicas mais atuais que os alunos trazem e gostam de cantar com músicas mais antigas", diz ele. "A gente tem se preocupado com a escolha do repertório, de resgatar aspectos importantes da nossa cultura durante os ensaios".