Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Convênio viabiliza cursos em ensaios não destrutivos

Técnica é uma das principais ferramentas de controle de qualidade de materiais e produtos

Publicada em 28/06/2017 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:54

Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) assinaram nesta terça, 27, convênio que vai possibilitar a oferta de cursos e treinamentos para estudantes e profissionais nesse tipo de técnica, importante para o segmento industrial. A assinatura ocorreu em solenidade no campus do Pecém, pelo reitor Virgílio Araripe e o diretor executivo da associação, João Conte. O evento teve a presença dos diretores dos campi de Caucaia, Rodrigo Freitas, e do Pecém, Marcel Bezerra.

Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, entre outros.

Eles contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam. “O IFCE está entusiasmado com essa parceria que vai possibilitar a aproximação de nossos alunos com esse importante tipo de técnica, bem como com as indústrias da região”, comentou o reitor do IFCE.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia (com informações do site www.abendi.org.br)