Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Caucaia inaugura Sala de Apoio à Amamentação

O ambiente é localizado no Bloco Administrativo I do campus

Publicada em 07/12/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:53

O campus de Caucaia inaugurou, na tarde desta terça-feira (06), a Sala de Apoio à Amamentação da unidade. O espaço é voltado para que pessoas da comunidade interna do campus, ao retornar ao trabalho ou estudos, possam ordenhar e armazenar seu leite adequadamente, o que contribui para a manutenção da prática do aleitamento materno, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por seis meses exclusivamente e até, pelo menos, os dois anos de idade da criança. O peito, para continuar produzindo leite, precisa ser esvaziado e estimulado na ausência do bebê, que antes o sugava com constância. Ter um espaço adequado para esvaziar a mama e, ao mesmo tempo, estimulá-la a e mimetizar a sucção do bebê, é fundamental para que o tempo de amamentação se prolongue quando as pessoas que amamentam precisam se ausentar para trabalhar ou estudar.

A sala está pronta desde agosto deste ano e agora foi oficialmente inaugurada. “Aqui foi plantada uma semente muito importante para o IFCE como um todo, já que essa é a primeira sala de apoio à amamentação a ser construída em todos os 33 campi. Hoje, com muita força de vontade e determinação, conseguimos sensibilizar gestores que já disponibilizaram espaço adaptado para esse fim em outras unidades”, explica a idealizadora da sala, a professora Patrícia Lana.

Em um ambiente tranquilo e confortável, a sala dispõe de poltronas para a retirada do leite, pias para atender aos cuidados de higiene das mãos e seios na coleta e uma pia para higienização de utensílios, cartilhas impressas com orientações para a ordenha e armazenamento do leite materno, e refrigerador para que seja guardado até o transporte do leite para casa. “Além de ser um ambiente para uso autônomo para ordenha e armazenamento do leite materno, a sala foi projetada para se tornar um posto de coleta de leite de leite humano”, explica a docente. A sala de apoio é livre para quem dela precisar, bastando pegar a chave na recepção e utilizar o espaço para ordenhar e armazenar o leite. Seu uso é restrito para a comunidade interna. Para que a sala se torne um posto de coleta e se abra para a comunidade externa, será necessário seguir outros passos, que consistem em parcerias com alguma instituição para disponibilizar profissional da área da saúde no local, bem como parceria com algum banco de leite de Fortaleza.

A iniciativa traz benefícios para as mulheres e pessoas que amamentam e para os bebês que ficarão mais protegidos de infecções com os anticorpos do leite materno, que também reduzem a mortalidade infantil e auxiliam no desenvolvimento cognitivo.

Especialista em amamentação e criadora do primeiro banco de leite humano do Ceará, localizado na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), a professora Márcia Machado prestigiou a inauguração. “Acho que o grande diferencial de uma sala como essa é ter pessoas que estão em um ambiente de formação, de pensamento, de evolução do conhecimento. O serviço implantado aparentemente não tem impacto direto nas pessoas, mas tem um impacto gigantesco na formação de seres que pensam nos outros”, ressalta.

A docente também falou sobre a importância do homem no aleitamento materno. “A minha tese, após esses quase quarenta anos que trabalho com a saúde materno-infantil, é que nós não vamos mais avançar nessa área se não envolvermos o homem. Eles precisam fazer parte do processo de paternagem e maternagem. Nós temos que pensar em como orientá-los no momento em que eles gestarem uma criança para que se tornem responsáveis por ela. Uma dessas responsabilidades é ajudar a mulher ou pessoa que está amamentando.”

No evento, também estiveram presentes a Pró-Reitora de Extensão do IFCE, professora Ana Cláudia Uchôa; a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, professora Joélia Marques; e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas do IFCE, professor Marcel Ribeiro Mendonça, que parabenizaram a professora Patrícia e a gestão do campus pela iniciativa.

Na ocasião, o professor Marcel ressaltou que a inauguração da sala representa o surgimento de novos momentos de humanização do trabalho, em meio a tantos períodos difíceis advindos da pandemia. “Acho que mais do que nunca precisamos desses espaços de humanização das relações para as pessoas, de fato, se sentirem acolhidas”. Segundo ele, a ideia é estimular a criação de Salas de Apoio à Amamentação em outras unidades do IFCE, inclusive já está em estudo a implantação de um espaço na Reitoria.   

A Sala de Apoio à Amamentação fica localizada no Bloco Administrativo I do campus, e está em funcionamento, pronta para receber mães e pessoas que amamentam da comunidade interna que necessitem ordenhar e armazenar seu leite adequadamente enquanto estiverem na instituição.