Aluno de Caucaia está no Parlamento Juvenil do Mercosul
Hermeson de Souza Gomes tem projeto na área de orientação profissional
Publicada em 12/12/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 13:56
Com um projeto para ajudar estudantes a escolher a futura profissão, o adolescente Hermeson de Souza Gomes, do campus de Caucaia do IFCE, foi um dos 27 brasileiros eleitos este ano para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O resultado foi divulgado no dia 11/12 no site do PJM. Até 2020, Hermeson irá participar de reuniões, debates e visitas a instituições onde o protagonismo juvenil é estimulado. Na sua própria comunidade, ele receberá apoio para implementar o projeto que elaborou.
"O nome do meu projeto é Metamorfose Juventil: um caminho a seguir no Mercado de Trabalho", conta Hermeson, que era aluno da rede municipal de Ensino de Caucaia antes de entrar no curso Integrado de Petroquímica do IFCE, onde faz o Ensino Médio e a formação técnica. "Eu achei bem interessante essa temática de Jovens e Trabalho, pela questão do mercado onde a gente vai se inserir após o Ensino Médio e também baseado nas minhas vivências, porque como aluno às vezes você não tem muita ideia do que vai fazer depois do Ensino Médio", acrescenta Hermeson.
O estímulo para conhecer e elaborar um projeto para o PJM veio da professora Isabel Cristina Carlos Ferro, de Língua Portuguesa. Com a ajuda dela, o estudante leu o edital de seleção, viu as temáticas disponíveis e elaborou um projeto. Para ser eleito, Hermeson contou com o apoio de muitos colegas e professores do campus, que se engajaram na campanha e divulgaram o período e os critérios de votação. Agora, Hermeson se prepara para conciliar as atividades do Parlamento com os estudos. "Para 2019 eu espero poder ajudar outros estudantes e continuar estudando e conciliando as atividades que eu já faço aqui no campus", planeja ele, que também é integrante do Grêmio Estudantil do campus de Caucaia.
PJM
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil e a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades (Fonte: MEC)