Setembro Azul traz debate sobre comunidade surda
Programação inclui palestra e oficina de literatura
Publicada em 06/09/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:37
O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, a partir das 9h desta quarta-feira (11), programação alusiva ao Setembro Azul, movimento que celebra a história, as conquistas e as lutas da comunidade surda em todo o mundo.
Com o tema “Um olhar sobre a diferença surda”, o evento busca promover a reflexão sobre questões de acessibilidade e garantia de direitos da comunidade surda, ressaltando a integração de elementos culturais como literatura, língua e luta pelos espaços de formação.
A programação é gratuita e aberta ao público.
PROGRAMAÇÃO
9h - Palestra: Um olhar ouvintizado sobre a comunidade surda
Palestrante: Professora Gracy Kelly A. Barros
Graduada em Letras Libras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas na mesma instituição. Atuou como bolsista na Formação para Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica; no Programa de Iniciação à Docência como monitora dos eixos Fundamentos da Educação de Surdos e Estudos Linguísticos da Libras, vinculados ao Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos da UFC. Aprovada no concurso Seduc-2018 para o cargo efetivo de Professor de Libras.
10h30: Experiências sobre a inclusão
Palestrante: Professora Marina Figueiredo de Souza
Formada em técnico de instrução de Libras pela EEEP Joaquim Nogueira (2015). Atuou como estagiária instrutora de Libras (2015) no Instituto Filippo Smaldone. Certificada pelo Prolibras para o uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais – Exame Prolibras (2015). Trabalhou como professora particular de Libras para crianças e adultos ouvintes (2017). Foi bolsista no projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de educação de surdos (2016-2017). Atuou como professora de Libras, como segunda língua, para bebês e crianças ouvintes na escola Aquarela Espaço Infantil (2018). Atuou como estagiária professora de Libras no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e é licenciada em Letras Libras pela UFC (2019).
14h – Oficina de Literatura Surda
Inscrições através do formulário online somente no dia 9 de setembro