Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Residência Pedagógica: Canindé abre 60 vagas

Inscrições são feitas presencialmente de 13 a 19 de junho para alunos de Educação Física e Matemática

Publicada em 12/06/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:31

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará torna público os editais de seleção para Programa Institucional de Residência Pedagógica 2018. Ao todo são ofertadas 60 vagas, distribuídas em 30 para estudantes de Licenciatura em Educação Física e 30 para estudantes da Licenciatura em Matemática, distribuídas entre residentes bolsistas e voluntários.

As inscrições são realizadas na recepção do campus Canindé de 13 a 19 de junho mediante entrega da documentação estipulada no item 6 de cada edital. O candidato selecionado na modalidade residente bolsista receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400 durante o período em que estiver vinculado ao Programa Residência Pedagógica.

Podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados na Licenciatura em Educação Física ou em Matemática que estejam cursando as disciplinas de Estágio I ou Estágio II e tenham concluído o mínimo de 50% da carga horária (ou estejam cursando a partir do 5º período). Também  são pré-requisitos obrigatórios possuir cadastro de currículo atualizado na Plataforma Freire; não ser concludente (não estar integralizando, no semestre vigente, o número de créditos necessários à conclusão do curso); declarar, mediante termo de compromisso, ter condições de dedicar, no mínimo, 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica; possuir bom desempenho acadêmico; não possuir relação de trabalho com a IES participante do PRP ou com a escola onde serão desenvolvidas as atividades do subprojeto; e ter disponibilidade de sete horas semanais para se dedicar às atividades no decorrer dos 18 meses de vigência do PRP.

Leia o edital completo para Educação Física aqui e para Matemática clicando aqui.

SOBRE A RESIDÊNCIA

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, onde será acompanhado por um professor da educação básica. O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.