Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Projeto inicia aulas online de atividades físicas

Plataforma oferta aulas de ginástica, alongamento, treinamento funcional e dança

Publicada em 06/08/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:31

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará deu início ao projeto de extensão IFCEmCASA, iniciativa que busca incentivar e orientar a prática regular de atividades físicas em casa. Atualmente, o projeto conta com 90 participantes inscritos, todos da comunidade interna (servidores, estudantes e suas famílias).  

O objetivo é estimular a manutenção de hábitos saudáveis em tempos de pandemia a partir da oferta de aulas online de ginástica, alongamento, treinamento funcional e dança. Os responsáveis por ministrar e acompanhar as atividades são professores e estudantes do curso de licenciatura em Educação Física do campus Canindé. Confira aqui a equipe completa.

“O lado positivo das aulas é a retomada do vínculo e do contato social com alunos e colegas de trabalho. Além disso, a manutenção do hábito da atividade física orientada e regular consegue reduzir o comportamento inativo, eliminando os riscos que o sedentarismo pode nos trazer ao longo do tempo”, aponta a professora Anne Nobre, coordenadora do projeto.

O projeto aplicou formulários para avaliar as condições físicas e mentais dos participantes durante as inscrições, realizadas em julho. Na análise inicial, já foi detectado que 61% dos inscritos se mantiveram ativos durante o isolamento social, praticando exercícios entre três e cinco vezes por semana. Contudo, em uma semana típica, 37% dos participantes se sentem tensos, 31% se sentem irritados e 28%, esgotados.

As aulas do projeto IFCEmCasa são transmitidas e hospedadas em uma plataforma online desenvolvida pelo Grupo Discente de Programação e Projetos Inovadores (GDPPI). A equipe formada pelos estudantes Rubens Abraão, Wesley Sousa, José Wênio de Sousa e Mariana Ellen é responsável pelo desenvolvimento e pela alimentação do site.

Andressa Souza – jornalista do campus Canindé