Projeto explora conexões entre música e matemática
Evento “Sinfonia dos números” aborda aspectos teóricos e práticos da relação entre as duas áreas do conhecimento
Publicada em 13/06/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:37

O que a natureza tem a ver com a arte? O que “as exatas” interferem “nas humanas”? O projeto "Sinfonia dos Números", uma colaboração inovadora entre as licenciaturas em Matemática e em Música do campus Canindé, tem buscado explorar a conexão entre essas duas áreas do conhecimento.
Por meio de atividades práticas, os estudantes são convidados a mergulhar nas estruturas matemáticas que regem a música, compreendendo como os números desempenham um papel fundamental na composição, na harmonia e no ritmo das melodias. “O projeto tem como objetivo estimular o pensamento crítico, a criatividade e a interação entre os licenciandos, enriquecendo o repertório curricular e acadêmico”, explica a professora Dália Chagas, responsável pela iniciativa.
A partir das 18h30 da próxima terça-feira, dia 20 de junho, o projeto realiza o evento “Sinfonia dos números: uma jornada matemática pela música” no Laboratório de Matemática do campus Canindé. A programação contará com demonstrações práticas dos estudos interdisciplinares do projeto, como exploração das notas musicais em garrafas de vidro e apresentação no instrumento monocórdio a partir de influências pitagóricas. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral; interessados em participar devem se inscrever neste link.
PROGRAMAÇÃO
- Abertura (Profa. Dália Chagas e Profa. Cíntia Matos)
- Apresentação do projeto e suas fundamentações teóricas (Anderson Gustavo Nunes Lobo)
- Harmonia fracionada: explorando as notas musicais com garrafas de vidro (Francisco Carlos Costa Sousa e Maria do Carmo Pimenta Almeida)
- Apresentação do monocórdio e a influência de Pitágoras na escala musical (Francisco Fábio Araújo Ferreira, Josiel de Sousa Castro e Francisco Carlos Costa Sousa)
- Otimizando a frequência de um instrumento de sopro fracionário (Josiel de Sousa Castro e estudantes de Música)
- Caminhos inclusivos trilhados por conhecimentos matemáticos na música (Mateus de Jesus Vasco)
Andressa Souza – campus Canindé