Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Projeto de capoeira e Neabi promovem evento pelo Dia da Consciência Negra

A programação traz oficinas, intervenções artísticas e roda de conversa

Publicada em 16/11/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:37

O projeto de extensão Simplesmente Capoeira, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Canindé, promovem evento alusivo ao Dia da Consciência Negra na próxima quarta-feira (22/11).

Com o tema “O que podem os corpos afrodiaspóricos?”, a ação propõe um momento interativo de reflexão e debate sobre empoderamento e pertencimento das culturas afrodiaspóricas. Para isso, a programação será realizada na entrada do campus Canindé (Asa), a partir das 14h, com oficinas e intervenções artísticas; em seguida, às 14h40, inicia-se a roda de conversa com convidados e mediadores. Confira os detalhes:

O que podem os corpos afrodiaspóricos?

Programação 22/11

14h: acolhida com samba de roda, capoeira, afoxé e intervenções artísticas 

14h40: roda de conversa com convidados 

Convidados

  • Francisco Kaio Costa Monteiro (Sabiá): capoeirista canindeense e líder do Grupo Cordão De Ouro Barravento em Canindé. Trabalha também a cultura do samba de roda em projeto social de aulas para crianças e adolescentes em Canindé.
  • Antônio Henrique Ricardo de Freitas (Mestre Olho de Gato): atua desde 1993 na área artística e cultural da Capoeira em Canindé, hoje com filiados em outros seis municípios do Brasil. Estudioso do canto popular e das cantigas usadas nas rodas. Participou da criação do Festival Asa Branca, realizado em Marseille, na França.
  • Kléber Moreira: professor de bateria e percussão da licenciatura em Música do campus Canindé e coordenador do Neabi da unidade. Fundou a primeira Nação de Maracatu do Estado do Rio Grande do Norte, entidade que atua na promoção da cultura negra afro-religiosa no Estado.

Mediadoras

  • Sammia Castro: professora do IFCE-campus Canindé, coordenadora do Projeto de Extensão Simplesmente Capoeira e Capoeirista do Centro Cultural Capoeira Água de Beber.
  • Virgínia Rocha: assistente de alunos do campus Canindé, integrante do Neabi da unidade, estudante da licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará.

Andressa Souza - campus Canindé