Professor desenvolve parceria com universidade mexicana
Docente coorienta pesquisa de estudante estrangeiro de doutorado
Publicada em 13/03/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:37

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará estabelece atualmente parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México. A cooperação se dá através do trabalho realizado pelo professor Tiago Estevam de coorientação de pesquisa de doutorado em Estudos Latinoamericanos.
A investigação proposta pelo mexicano Juan Carlos Varillas Lima é intitulada “El Estado y la soberanía alimentaria frente al control de las trasnacionales en las redes de distribución alimentaria de los mercados mayoristas en América Latina. Estudio comparado Puebla y Fortaleza”. O tema proposto está em consonância com a linha de pesquisa do supervisor no Brasil, que defendeu tese sobre estudos de comércio e consumo no espaço urbano.
“Além da coorientação, pretendemos que haja um desdobramento de pesquisas de comparação urbana entre Fortaleza e Puebla, bem como abrangendo outras importantes metrópoles da América Latina”, detalha o professor Tiago Estevam, pesquisador do Observatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza, um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq).
A pesquisa é feita no Brasil entre os meses de fevereiro a abril de 2019. Dentre as atividades, esteve visita à Região Metropolitana de Fortaleza e pesquisa na CEASA, além como a elaboração de um plano de trabalho em conjunto com o Laboratório de Planejamento de Urbano e Regional (Lapur) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), a fim de concretizar avanços de investigações sobre a temática urbana latinoamericana. A reunião de pesquisa da UFC contou a presença dos professores Maria Clelia Lustosa da Costa, Iara Rafaela Gomes e Alexandre Queiroz Pereira.