Pianista Ewerton Oliveira ministra conferência-concerto
Brasileiro radicado na França aborda o Calendário do Som do músico Hermeto Pascoal
Publicada em 12/03/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:37

O pianista pernambucano radicado na França Ewerton Oliveira ministra, nesta quinta-feira (12), conferência com o tema “Ferramentas para ler, compreender e interpretar o Calendário do Som de Hermeto Pascoal”. O encontro será realizado às 18h30 no Laboratório de Performance Musical do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará. A entrada é livre.
A conferência-concerto tem como objetivo fornecer elementos que ajudem a leitura, a compreensão e a interpretação do Calendário do Som de Hermeto Pascoal, a partir de três exemplos do livro em comparação a outras composições do próprio Hermeto e outras composições de nomes como Capiba e Pixinguinha. Além da parte teórica, alunos ou profissionais que queiram tocar os temas propostos/arranjados serão convidados à execução musical.
Na mesma ocasião o pianista conversará com os alunos da licenciatura em Música e com a comunidade musical canindeense sobre a sua trajetória como compositor e pianista.
Ewerton Oliveira
Ewerton Oliveira tem se apresentado em vários festivais ao lado de artistas de várias partes do mundo, da China ao Peru, do Congo à França, Cuba, Espanha, Brasil, Senegal, Índia. Todos esses encontros inspiram e enriquecem a linguagem musical de um artista se que vê em um perpétuo movimento criativo.
Natural de Recife, o músico cresceu ouvindo nas rádios e em manifestações culturais diversos tipos de músicas tradicionais da Região Nordeste, além dos grandes clássicos da Bossa Nova. Aos 16 anos, grava um primeiro álbum aonde atua como corista de um quarteto vocal a capella, além de outras colaborações em estúdios de gravação como pianista e arranjador. Em 2001, integra a classe de piano erudito de Marco António Caneca, na UFPE, onde se dedica trabalhar o repertório de compositores como Saint-Saëns, Fauré, Debussy, Ravel, Satie, além de compositores brasileiros como Nazareth, Santoro, Villa-Lobos, Lacerda, Miranda e Nobre. Em 2005 representa a Universidade Federal de Pernambuco juntamente com o grupo contracantos em uma turnê na França (2005, ano bilateral do Brasil na França), e nesta ocasião decide continuar os estudos na cidade de Lyon, onde se instalou no ano seguinte (2006).
Após um ano de intercâmbio entre as universidades UFPE e Lumière Lyon 2, Ewerton integra a classe de piano jazz de Mario Stantchev no Conservatório Nacional Regional da cidade Lyon, e, paralelamente, através de uma dispensa de disciplinas, valida o curso de Licenciatura em Música no período de um ano letivo na mesma universidade (Lyon 2).
Além de pianista e compositor, Ewerton Oliveira também se dedica a elaboração de arranjos. Em 2014, respondendo a uma encomenda do Conservatório Nacional Regional de Lyon (onde foi aluno) para o Festival Cordas Sons d’Hiver, assina os arranjos de uma grande parte do conjunto de peças da obra “Quadros Em Exposição”, de Moussorgky. A criação envolvendo uma releitura completamente original misturando, jazz, música tradicional do Nordeste do Brasil e por vezes uma estética de música contemporânea, foi apresentada em Janeiro de 2014 no anfiteatro da Ópera Nacional de Lyon.
SERVIÇO
Conferência-concerto “Ferramentas para ler, compreender e interpretar o Calendário do Som de Hermeto Pascoal” com Ewerton Oliveira
Data: 12 de março de 2020
Horário 18:30
Local: Laboratório de Performance Musical – IFCE campus Canindé