Pesquisadoras de Canindé recebem prêmio Mulheres na Ciência
Ao todo foram sete agraciadas, seis professoras e uma aluna
Publicada em 02/05/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:28

Os nomes das mulheres que fizeram e fazem ciência, nas mais diversas áreas do conhecimento, nem sempre são lembrados com o devido reconhecimento. Por isso, fazemos questão de citar, uma a uma: Ana Luiza Gomes, Bárbara Ferreira, Lourdes Neta, Nara Lídia Alencar, Raquel Felipe, Samara Moura e Sammia Castro. Estas são as pesquisadoras do campus Canindé agraciadas pelo Prêmio Mulheres na Ciência.
Fazer pesquisa é uma oportunidade que, em geral, chega só mais tarde na vida, durante cursos de graduação ou de pós. Para Ana Luiza Gomes, a chance surgiu ainda no Ensino Médio, enquanto cursa o técnico integrado em Eventos. Aos 17 anos, ela está em sua segunda bolsa de iniciação científica (Pibic Jr.), dessa vez estudando as potencialidades de produtos naturais marinhos.
“Fazer pesquisa ainda no Ensino Médio interfere de forma muito benéfica na minha formação. Fez eu abrir minha mente e ampliar meus conhecimentos”, avalia a estudante.
A professora Bárbara Suellen Ferreira, orientadora da pesquisa de Ana Luiza e também contemplada pelo Prêmio, destaca que percebeu, ainda em sala de aula, a vocação da estudante para as ciências naturais. Essa aptidão estimulou o convite para participar da pesquisa. “A oportunidade de vivenciar isso ainda no Ensino Médio é extremamente importante para nós [professores] podermos identificar os talentos e, no caso dos alunos, maturar o contato com a ciência”, afirma a docente.
Prêmio Mulheres na Ciência
A primeira edição do Prêmio Mulheres na Ciência, promovida pelo Instituto Federal do Ceará, contemplou 67 estudantes e 78 servidoras. A solenidade de entrega da premiação ocorreu na última terça-feira (30) no auditório do campus de Fortaleza.
O prêmio Mulheres na Ciência considerou a avaliação dos artigos científicos, do currículo Lattes e dos projetos desenvolvidos de 2014 a 2019 no âmbito do IFCE. As pesquisadoras foram selecionadas por meio de edital lançado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), cujo objetivo era valorizar, elevar e incentivar a participação das mulheres no universo da pesquisa no IFCE.