Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Novos bolsistas de Pibid e Residência Pedagógica iniciam atividades

Mais de 800 estudantes foram contemplados pelas cotas adicionais; IFCE alcança o patamar de 1.356 bolsistas em programas de formação para professores

Publicada em 16/05/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:36

A palestra "Formação Docente, PIBID e Residência Pedagógica no IFCE: fortalecendo parcerias com as redes de educação cearense", transmitida ao vivo pelo YouTube nesta segunda-feira (15), marcou o lançamento de novas bolsas para formação de professores no Instituto Federal do Ceará. Ao todo, 1.356 estudantes de licenciaturas em diferentes estágios de integralização dos cursos são contemplados. 

Foram implementadas mais 672 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), possibilitando a criação de mais 28 núcleos em todo o Estado. Dessa forma, somando-se às 264 vagas já efetivadas desde 2022, o IFCE chegou a 936 bolsas de iniciação à docência, voltadas para estudantes na primeira metade do curso das 39 licenciaturas beneficiadas.  

“O Pibid a cada dia torna-se uma realidade concreta no campo da política educacional de formação de educadores, proporcionando aos futuros educadores uma associação indispensável entre teoria e prática para a construção de sua identidade enquanto profissional da educação”, afirmou o professor Andreyson Calixto, coordenador institucional do Pibid no IFCE.

 Já o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP) cresceu de 255 para 420 bolsistas e de 17 para 28 cursos contemplados em todo o IFCE. Este programa é voltado para estudantes de licenciaturas que estejam na metade final de seus cursos, com objetivo de fortalecer o campo da prática e conduzir o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.

“Nós teremos 11 meses de muitos aprendizados para cumprirmos a nossa carga horária, para atentarmos para as dimensões teóricas e práticas que o programa proporciona, os vínculos com a pesquisa e, principalmente, o fortalecimento e desenvolvimento da identidade profissional docente”, aponta a professora Lourdes Neta, coordenadora institucional do PRP no IFCE.

CANINDÉ

Samara Viana, uma das novas residentes do núcleo de Educação Física do campus Canindé, compartilhou suas expectativas para o programa. “São só positivas, tendo em vista a importância da nossa formação mais acompanhada, essa troca de saberes que vai ocorrer entre os preceptores, os coordenadores do programa e nós residentes, esse contato mais direto com escola e com os estudantes, creio que isso vai ser de suma importância para nós como futuros professores”, diz.

No campus de Canindé, foram 139 oportunidades ofertadas, somando as vagas dos dois programas, contemplando estudantes das licenciaturas em Educação Física, Matemática e Pedagogia, além de professores de 12 instituições da rede pública de ensino.

Andressa Souza – campus Canindé