Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Nota oficial: importunação sexual

Publicada em 14/03/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:34

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem a público manifestar seu profundo repúdio a qualquer atitude que configure importunação ou assédio sexual, cometido dentro ou fora de suas dependências.

Desde que foi notificado por um grupo de alunas acerca da denúncia de que um estudante estaria cometendo crime de importunação sexual nas dependências da unidade, o campus de Canindé instaurou uma comissão disciplinar discente para apurar a ocorrência. Da mesma forma, o campus passou a colaborar com a Polícia Civil do município e prestou todas as informações solicitadas sobre o caso, o que culminou na prisão preventiva do acusado no último dia 13.

Os processos – tanto o judicial quanto o interno – correm simultaneamente em cada instância, respeitando o sigilo legal previsto para casos dessa natureza. No que tange ao processo administrativo, o acusado, caso seja comprovada a sua culpa, será punido de acordo com as penalidades disciplinadas no Regulamento da Ordem Didática (ROD) do IFCE, documento que rege o ambiente acadêmico.

O campus de Canindé, em consonância com a reitoria do IFCE, reafirma seu compromisso com a apuração dos fatos, segue colaborando com as investigações policiais e informa que tem prestado assistência às denunciantes e tomado todos os cuidados para preservar a identidade delas. Eventuais outras vítimas e testemunhas do referido caso que venham registrar denúncia também serão assistidas. Por fim, a direção-geral desta unidade ressalta que nenhum tipo de assédio, de qualquer ordem, ou importunação sexual será tolerado e conclama a comunidade acadêmica a manter o ambiente de respeito, civilidade e harmonia que sempre a caracterizou em seus 10 anos de funcionamento no município de Canindé.

14 de março de 2020

Direção-geral do campus de Canindé