Nota de esclarecimento
Publicada em 19/10/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:27
NOTA
A Diretoria-geral do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará vem a público repudiar a tentativa de intimidação e de constrangimento a professores e estudantes ocorrida na última quarta-feira, 17 de outubro de 2018, durante atividade acadêmica em nossa unidade.
O diálogo integra as bases da educação e da democracia. A sala de aula é espaço da liberdade de expressão e da pluralidade de pensamentos. O professor, como símbolo e agente da garantia constitucional de direito à educação pública e gratuita, deve ter sua autonomia assegurada e não hostilizada.
Para os alunos do IFCE, promover o constrangimento e agredir física ou verbalmente colegas e professores sob quaisquer formas configuram ações passíveis de medidas disciplinares e socioeducativas previstas no Regulamento da Organização Didática. Ademais, o desacato ao funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime, conforme previsto no Código Penal.
Por fim, a Diretoria-geral repudia todo e qualquer clima ou ação de intolerância, violência e coerção, em especial os decorrentes dos acirramentos do período eleitoral pelo qual o país está passando. Acima de qualquer divergência de ideias está o respeito pela integridade física e moral do cidadão.
19 de outubro de 2018
Diretoria-geral do IFCE – Campus Canindé