Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

NEABI visita escola indígena

Núcleo e estudantes participaram de programação sobre história do Ceará sob a perspectiva da etnia Kanindé

Publicada em 25/04/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:32

O dia 19 de abril está no calendário nacional como o Dia do Índio. Já o dia 22 de abril marca a chegada dos portugueses às terras brasileiras já habitadas por diversos povos indígenas. Nesse mês tão simbólico, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Canindé visitou a Escola Indígena da Aldeia do Fernandes, em Aratuba, para participar da programação sobre a história do Ceará sob a perspectiva da etnia Kanindé.

“A ideia não era ir lá e falar. A ideia era entrar, pedir licença, sentar e ouvir o que eles tinham a dizer, aprender com as experiências deles”, conta André Magri, coordenador do NEABI. A partir desse contato, o Núcleo busca firmar parcerias com o povo Kanindé para promoção de atividades dentro e fora do campus do IFCE.

Além dos integrantes do Núcleo, também estiveram presentes as coordenadoras técnico-pedagógica, Maria Izabel Pereira, e de assuntos estudantis, Rayça Cavalcante, as professoras Lourdes Neta e Sammia Castro, e os estudantes de primeiro semestre da licenciatura em Pedagogia e do segundo semestre da licenciatura em Educação Física, totalizando 40 pessoas no grupo da visita.

Sobre o NEABI

O NEABI tem como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da Equidade Racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e de outras formas de discriminações, bem como a ampliação e a consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no Instituto Federal do Ceará, conforme Resolução 71, de 31 de julho de 2017, que aprova o regimento interno dos NEABIs. No campus Canindé, o grupo se reúne para sessões de estudo e discussões teóricas às quartas-feiras, na sala de reuniões, de 12h40 às 13h40.