Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Live apresenta projetos de capoeira e breakdance

Transmissão ao vivo integra projeto de palestras Extensão em Movimento

Publicada em 25/10/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:36

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, às 16h do dia 8 de novembro (segunda-feira) no YouTube, a live “A Capoeira e o Breakdance que habitam em nós: resiliência, arte-educação e africanidades em foco”. Clique aqui para ativar as notificações!

O evento busca apresentar os seguintes projetos de extensão: “Capoeira e breakdance: aproximações epistemológicas entre culturas afrodiaspóricas e educação” e “Ritmo, expressão corporal e culturas juvenis: um estudo sobre Capoeira e Breakdance”. A live tem como convidados Nilton Ferreira (Bboy Nil e/ou Capoeirista Formigão), Cláudio Brito (Bboy Claudio) e Marcos Santos (Mestrando Barata). A mediação é da coordenadora do projeto, professora Sammia Castro, doutora em Educação Brasileira. 

PALESTRANTES

Nilton Ferreira, conhecido como Bboy Nil e/ou Capoeirista Formigão, faz parte do grupo de Hip Hop Expressão de Rua (EDR) desde 2014, em que é monitor e professor desde 2016 e atualmente presidente interino. Iniciou a prática da Capoeira em 2010 e, após uma pausa, retornou por meio do grupo Espaço Cultural Nação Mandigueira (ECNAM) em 2019, em que hoje é diretor administrativo. Faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade de Paramoti, onde reside. Está cursando Licenciatura em Educação Física no campus Canindé e pesquisa sobre culturas afrodiaspóricas e educação com financiamento PIBIC/IFCE.

Manoel Claudio Pereira Brito (Bboy Claudio) é coordenador do grupo Expressão de Rua de Paramoti desde 1999 e presidente da Associação de Hip-Hop Expressão de Rua desde 2005. Iniciou na dança de rua profissionalmente em 1997, criou o primeiro grupo de dança da região dos Sertões de Canindé, realiza projetos sociais desde 2000, recebeu apoio de empresas como a Petrobras SA (2009), Fundo Interredes (2010 e Secult (2011). Idealizador e organizador de eventos de dança como Bboy Master Festival desde 2006 e Anniversary Expressão de Rua desde 2011. Ministrou oficinas de breaking em Canindé (2003) e Apuiarés (2005), participou de eventos regionais como a Batalha Interestadual de Dança de Rua (2010), Eusébio Breakers (2011), Batalha Regional de HipHop (2011, 2012) e Festival Cearense de Hip-Hop (2011 a 2014).

Marcos Antônio Silva Santos é conhecido como Marquinho da Capoeira em Paramoti (CE), onde reside, e como Mestrando Barata na comunidade capoeirista. Iniciou a prática da capoeira aos 12 anos na década de 90 no grupo Abadá Capoeira, passando pelo grupo Muzenza de capoeira e pela Associação Fãs de Bimba, da qual é um dos fundadores e onde foi reconhecido professor de capoeira em 2004. Foi Coordenador de Cultura (2009 a 2012) e Diretor de Cultura (2016 a 2018) da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude de Paramoti. Foi representante estadual nos Festivais de Capoeira Angola – Paraiba e Rio Grande do Norte (2010, 2011, 2012, 2014 e 2015) e representante municipal na Conferência Macrorregional de Igualdade Racial - COEPIR (2017).

EXTENSÃO EM MOVIMENTO

A transmissão ao vivo integra o circuito Extensão em Movimento, projeto que abordará mensalmente temas como saúde, artes e educação empreendedora. Todas as lives do projeto darão direito a certificado de participação e serão transmitidas com acessibilidade para pessoas surdas, com presença ao vivo de intérpretes de Libras. 

O projeto Extensão em Movimento terá um circuito mensal de transmissões ao vivo. Os próximos temas serão exposição de projetos de pesquisa e extensão do campus Canindé.

SERVIÇO

Live A Capoeira e o Breakdance que habitam em nós: resiliência, arte-educação e africanidades em foco

Quando: 8 de novembro de 2021 às 16h

Onde: www.youtube.com/ifcecampuscaninde

Com direito a certificado de participação

Andressa Souza – campus Canindé