Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Evento traz palestras e concertos de instrumentos musicais de metal

Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até 08/11

Publicada em 28/10/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:33

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, em novembro, o evento Universo musical dos instrumentos de metal, aprovado pelo edital de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).

O evento promoverá palestras e concertos de três temáticas direcionadas aos instrumentos de metal: música antiga, música clássica e música popular. Serão nove peças musicais gravadas previamente, interpretadas em trio de metais em um total aproximado de trinta minutos de apresentação. Já as palestras serão ministradas ao vivo, com duas horas de duração cada, com discussão sobre a evolução histórica, o universo musical e as características dos instrumentos de metal, em diálogo com as peças musicais gravadas.

Os palestrantes serão os músicos José de Oliveira Filho (professor da licenciatura em Música do campus Canindé), Williane Sousa e Robson Lima, integrantes do trio de trompas 3 in F. 

 O evento Universo musical dos instrumentos de metal será realizado nos dias 10 e 12 de novembro de 2021, das 14h às 17h, pelo Google Meet. O público-alvo são pessoas da sociedade interna e externa do IFCE interessadas em Arte e Cultura, mais especificamente as que queiram conhecer o universo musical dos instrumentos de metal ou que desejem aprofundar os conhecimentos a respeito da temática. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente neste formulário até às 17h do dia 8 de novembro. 

CONHEÇA OS MÚSICOS-PALESTRANTES

José de Oliveira Filho é bacharel em Trompa e licenciado em Educação Artística – Música, ambos pela Universidade de Brasília (UnB), e Mestre em Interpretação Artística em Trompa na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo de Porto (Portugal). Foi professor de trompa, trompete, tuba e regente da Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (SOFIVA) e músico instrumentista tutti - trompa na Orquestra Sinfônica de Sergipe.  Atualmente, é professor de música do IFCE - campus Canindé na subárea de Regência e Sopros, e membro do trio de trompas 3 in F, composto também por Williane Sousa e Robson Lima. 

Robson Lima concluiu o curso de licenciatura plena em música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2014. Venceu o Concurso Internacional Jovens Solistas da fundação Eleazar de Carvalho (2009), foi solista convidado da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (2010) e bolsista no Conservatoire de musique-danse-théâtre du Briançonnais, em Briançon na França.Atualmente é a trompa principal da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), Trompista do quinteto de sopros Alberto Nepomuceno, do Anonymous Quinteto de Metais, do quarteto de trompas 4 In F e maestro da Banda Sinfônica da cidade de Maracanaú – CE e flautista no Duo Sopro Doppio.

Williane Sousa iniciou seus estudos musicais na Orquestra de Sopros de Pindoretama com o sax-horn, instrumento este que usou na turnê de 2006 na Alemanha. Tempos depois mudou para trompa, instrumento no qual foi autodidata em sua iniciação e que toca até hoje. Em 2010/2011 estudou no conservatório de Briançon como bolsista do projeto Briançon tempo de Brasil. Teve a oportunidade de tocar em grupos como Orquestra Eleazar de Carvalho e Orquestra Opus 05 (França). Atualmente faz parte da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), grupo com quem acompanhou o tenor espanhol José Carreras em sua turnê de encerramento em 2017, do quinteto de metais Ceará Brass e da Banda Municipal de Eusébio como 1° trompista.

Andressa Souza – campus Canindé